Relatório de inflação e PIB dos EUA agitam agenda da última semana do mês

Front internacional também conta com diversos indicadores nos EUA, além de também dados de atividade da zona do euro e China

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Dentro da agenda do investidor para a última semana de setembro, o destaque doméstico fica com a divulgação do relatório trimestral de inflação, feito pelo Banco Central, descrevendo os padrões inflacionários no País. Além disso, também serão apresentadas as notas mensais do Banco Central.

Nos Estados Unidos, a principal referência fica com o resultado do segundo trimestre do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Ainda lá fora, teremos dados de atividade da zona do euro e da China.

Vale destacar ainda que a semana que trará as novas projeções do FMI (Fundo Monetário Internacional) para a economia mundial, que serão apresentadas na quinta-feira (27). Ainda durante o período, teremos leilões de títulos de dívida emitidos pelos governos da Espanha e da Itália.

Continua depois da publicidade

> Segunda-feira (24/9)

– Brasil

8h00 – A FGV anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) referente à terceira quadrissemana de setembro. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

Continua depois da publicidade

8h00 – A fundação publica a Sondagem do Consumidor de setembro. O indicador é compilado com base em uma amostra de mais de 200 domicílios em sete das principais capitais brasileiras.

8h30 – O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

10h30 – O BC publica a Nota de Mercado Aberto de agosto, um relatório sobre as operações financeiras realizadas no mercado aberto pela instituição monetária.

Continua depois da publicidade

15h00 – O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial semanal, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

A Serasa divulga o indicador de Atividade Econômica (PIB Mensal) de junho, que tem por objetivo fornecer um conjunto de estatísticas de alta frequência que reflita a evolução mensal do PIB trimestral, divulgado pelo IBGE.

 – EUA

Continua depois da publicidade

Não são esperados indicadores relevantes no país neste dia.

> Terça-feira (25/9)

– Brasil

Continua depois da publicidade

10h30 – O Banco Central reporta a Nota do Setor Externo de agosto, que contém informações sobre o balanço de pagamentos e as reservas internacionais.

 – EUA

10h00 – A agência de classificação de risco S&P (Standard & Poor’s) publica o S&P/Case-Shiller Home Price de julho. O indicador denota a trajetória dos preços das casas nos EUA por meio de uma média móvel trimestral.

11h00 – Sai o Consumer Confidence referente ao mês de setembro, responsável por medir a confiança dos consumidores norte-americanos.

11h00 – A Federal Housing Finance Agency divulga o House Price Index de julho, que mede o preço cobrado pelas hipotecas às famílias norte-americanas baseando-se pelos dados divulgados pelas agências Fannie Mae e Freddie Mac

> Quarta-feira (26/9)

– Brasil

00h00 – A FGV (Fundação Getulio Vargas) divulga a Sondagem Industrial referente ao mês de setembro, reunindo informações sobre a evolução da atividade da indústria nacional.

07h00 – Será divulgado o IPC-Fipe da terceira quadrissemana de setembro. A investigação de preços é feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos. Considera-se a amostra total do IPC mensal, que é subdividida em quatro subamostras, cada qual pesquisada em um período de 7 ou 8 dias.

10h30 – Será divulgado, pelo Banco Central, a Nota de Política Monetária e Operações de Crédito de agosto, trazendo as estimativas sobre a base monetária, os empréstimos de bancos privados e o total de empréstimos no mercado financeiro.

12h30 – O Banco Central divulga o Fluxo Cambial, com dados sobre o movimento de entrada e saída de dólares do País referentes à última semana.

 – EUA

11h00 – Será divulgado o New Home Sales, índice que mostra o número de casas novas com compromisso de venda no país.

11h30 – Confira o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante indicador para os mercados da commodity.

> Quinta-feira (27/9)

– Brasil

8h00 – A FGV divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) referente ao mês de setembro, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.

08h30 – O BC apresenta o Relatório Trimestral de Inflação, descrevendo os padrões inflacionários no País.

 – EUA

09h30 – Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

09h30 – Avaliação do volume de pedidos e entregas de bens duráveis (Durable Good Orders) de agosto, formulada pelo Departamento de Comércio dos EUA. Um número crescente de pedidos indica que o setor industrial está aquecido.

09h30 – O Departamento de Comércio apresenta a 3ª prévia do GDP (Gross Domestic Product), que é a sigla em inglês para Produto Interno Bruto. Ele é formado por cinco componentes: consumo, investimento, gastos governamentais, nível de estoque e saldo de comércio exterior. O consumo representa quase 2/3 do PIB norte-americano, e é um dos componentes menos voláteis. Será divulgado também o Chain Deflator.

11h00 – Sai o Pending Home Sales de agosto, indicador responsável por medir a venda de casas existentes nos EUA com contrato assinado, mas ainda sem transação efetiva.

 – China

23h30 – O HSBC divulga o Manufacturing PMI (Purchasing Manager’s Index), que é uma medida de atividade do setor de serviços. Valores acima de 50 indicam expansão, enquanto abaixo desta marca é caracterizada como uma contração.

> Sexta-feira (28/9)

– Brasil

09h00 – Será divulgado o IPP – Indústria de Transformação, que tem como objetivo acompanhar a evolução mensal dos preços recebidos pelo produtor da indústria de transformação.

11h00 – O BC divulga Nota de Política Fiscal contendo os resultados fiscais não-financeiros do setor público, ligados às dívidas e ao superávit primário.

 – EUA

09h30 – Ênfase para os índices Personal Income e Personal Spending do mês de agosto, que avaliam a renda individual dos cidadãos norte-americanos e os gastos dos consumidores, assim como para o núcleo do PCE, medida de inflação mais acompanhada pelo Fed.

10h45 – Será apresentado o Chicago PMI referente ao mês de setembro, que mede o nível de atividade industrial na região.

10h55 – A Universidade de Michigan publica a apuração final do Michigan Sentiment de setembro, que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana.

Como começa a semana subsequente?

> Segunda-feira (1/10)

– Brasil

8h00 – A FGV anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) referente à quarta quadrissemana de setembro. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h30 – O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

15h00 – O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial, trazendo a diferença entre exportações e importações contabilizadas.

 – EUA

11h00 – O Departamento de Comércio publica o Construction Spending de agosto, que mede os gastos decorrentes da construção de imóveis.

11h00 – Sai o ISM Index referente ao mês de setembro, responsável pela mensuração do nível de atividade industrial no país.

– Zona do Euro

05h00 – O Markit divulga o Manufacturing PMI (Purchasing Manager’s Index), que mede a atividade industrial da região.

 – China

Será divulgado o Manufacturing PMI (Purchasing Manager’s Index), que é uma medida de atividade industrial medida pelo governo mensalmente. Valores acima de 50 indicam expansão, enquanto abaixo desta marca é caracterizada como uma contração.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar