Mercado Livre (MELI34) reverte prejuízo e lucra US$ 165 milhões no 4° trimestre de 2022

Analistas, em média, projetavam lucro de US$ 125,8 milhões, segundo dados compilados pela Refinitiv.

Equipe InfoMoney

(Divulgação)
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O Mercado Livre (MELI34) divulgou nesta quinta-feira (23) lucro maior do que o esperado no quarto trimestre DE 2022 (4t22), revertendo prejuízo do mesmo período do ano anterior, com crescimento de vendas em sua plataforma e maior geração de receita de seu braço financeiro.

A companhia teve lucro líquido de US$ 164,7 milhões de dólares de outubro a dezembro, após prejuízo de US$ 46,1 milhões um ano antes. Analistas, em média, projetavam lucro de US$ 125,8 milhões, segundo dados compilados pela Refinitiv.

A empresa, com ações listadas em Nova York, teve receita líquida de US$ 3 bilhões no quarto trimestre, crescimento de 40,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior (56,5% em moeda constante). Após o resultado, às 18h47 (horário de Brasília), as ações subiam 4,82%, a US$ 1.191, no after market.

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No negócio de comércio eletrônico, a receita líquida avançou 22,3% no trimestre frente a um ano antes, com as vendas no marketplace (3P) crescendo 20,8% (34,7% em moeda constante), a US$ 9,6 bilhões, pelo conceito GMV.

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O GMV, cuja tendência de desaceleração em muitas varejistas vem sendo alvo de foco do mercado, havia sido de US$ 8,6 bilhões no terceiro trimestre do ano passado e de US$ 8 bilhões no quarto trimestre de 2021.

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“A quantidade de itens adquiridos por compradores se manteve no mesmo patamar quando comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, mas a expansão do valor médio gasto por item e o aumento do número de usuários se refletiram no aumento significativo do volume de vendas no marketplace”, disse a empresa em comunicado.

O braço financeiro da companhia, Mercado Pago, viu sua receita líquida subir 73,5% (92,7% em moeda local) em 12 meses, para US$ 1,3 bilhão.

“O Mercado Pago teve performance acima das expectativas com a contribuição dos serviços de pagamentos e da conta digital, ambas categorias cujo volume total de pagamentos cresceu três dígitos no ano passado”, disse a empresa.

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O volume total de pagamentos avançou 45,3% (79,5% em moeda constante), a US$ 36 bilhões, frente a igual período de 2021.

(com Reuters)

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