Risco-País recua três pontos, refletindo noticiário internacional movimentado

Mercado esteve otimista após líderes da Europa afirmarem que Grécia pode conseguir na próxima semana pacote de resgate

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O indicador de risco-País registrou queda de três pontos-base, atingindo 197 pontos nesta sexta-feira (17). Já no acumulado semanal, o indicador registrou queda de um ponto. O mercado seguiu otimista com a possibilidade de que a Grécia finalmente tenha feito o suficiente para garantir um segundo pacote de resgate financeiro, após a definição, entre outras medidas, de cortes orçamentários adicionais.

Alemanha e Itália expressaram sua confiança de que será fechado pela Zona do Euro, na próxima segunda-feira (20), o acordo para evitar a suspensão de pagamentos à Grécia. Ainda no front europeu, o presidente da Alemanha, Christian Wulff, renunciou ao cargo em meio a denúncias recorrentes de corrupção e tráfico de influência.

Agenda
Os investidores também repercutiram os dados econômicos dos Estados Unidos, que vieram positivos nesta sexta. O CPI (Consumer Price Index), índice de preços ao consumidor norte-americano, apresentou uma alta de 0,2% em janeiro, frente às expectativas do mercado de avanço de 0,3%. Já o Core CPI, que exclui alimentos e energia, que têm valores considerados mais voláteis, terminou o mesmo período 0,2% maior, contra uma projeção do mesmo site de 0,1%.

Continua depois da publicidade

Já o resultado do Leading Indicators, compilado dos mais importantes índices econômicos dos Estados Unidos, apresentou uma alta de 0,4% em janeiro, resultado próximo das projeções do mercado, que esperava um avanço de 0,5%.

Enquanto isso, no front doméstico, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15) do mês de fevereiro, divulgado nesta sexta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrou variação de 0,53% nos preços, desceleração de 0,12 ponto percentual em relação ao mês anterior, quando marcou taxa de 0,65%.

Por sua vez, o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), divulgado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), apresentou deflação de 0,11%, queda de 0,33 ponto percetual em relação ao mesmo período do mês anterior.

Continua depois da publicidade

Global 40
O principal título da dívida externa brasileira, o Global 40, encerrou em alta de 0,02% na noite desta sexta-feira, cotado a 132,87 centavos de dólar.

Refletindo o desempenho dos principais títulos da dívida externa brasileira, o indicador de risco Brasil calculado pelo conglomerado norte-americano JP Morgan encerrou a 197 pontos-base.

O que é o risco-País?
Como cada governo que emite papéis no mercado externo em geral tem mais do que um título no mercado, o banco norte-americano JP Morgan decidiu criar um índice que pudesse combinar todos estes papéis e obter um indicador único, que pudesse ser usado como uma medida de risco global.

Continua depois da publicidade

Com isso, o JP Morgan criou, no final de 1993, o Embi+ (Emerging Markets Bond Index Plus), ou Índice de Bonds de Países Emergentes, que mede o desempenho de uma vasta carteira de países. Todos os países incluídos são emergentes, excluindo aqueles de risco menor, como muitos dos países da Europa, Ásia e América do Norte.

Além deste índice genérico, o banco criou também um índice para cada país, incluindo apenas títulos do país em questão. Com isso, o JP Morgan criou uma medida de risco-país, que, no caso do Brasil, é medido pelo Embi+ Brasil.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar