ROXO34: novo BDR do Nubank fecha em alta de 5,41% em sua estreia na B3

Os investidores tiveram o período entre 13 de julho e 11 de agosto para decidir o que fazer com os ativos, entre três opções

Equipe InfoMoney

Logo do Nubank (Foto: Divulgação)
Logo do Nubank (Foto: Divulgação)

Publicidade

O banco digital Nubank (NU) mudou a categoria de seus Brazilian Depositary Receipt (BDRs), que passaram a ter novo código de negociação a partir desta segunda-feira (14), sendo negociados com o ticker ROXO34.

Os BDRs NUBR33 que eram negociados pela companhia foram convertidos em BDRs Nível I Não Patrocinados, conforme procedimento anunciado em setembro do ano passado. O preço de negociação de ROXO34 estabelecido foi o de fechamento de NUBR33 na sexta, de R$ 6,28. Em sua estreia, os ativos subiram 5,41%, a R$ 6,62.

Os investidores tiveram o período entre 13 de julho e 11 de agosto para decidir o que fazer com os ativos, entre três opções: i) trocar seus BDRs por ações na Bolsa americana; ii) converter seus BDRs Nível III por BDRs Nível I Não Patrocinados e iii) receber o valor equivalente pela venda dos BDRs.

Continua depois da publicidade

Quem não manifestasse sua escolha até o prazo final entraria automaticamente na opção 3 (ou seja, irá receber o valor de venda do BDR).

Diferença entre as listagens

O Nubank destacou em nota que, quando fez sua abertura de capital (IPO) em dezembro de 2021, optou pela dupla listagem, colocando ações na Bolsa de Nova York, ao mesmo tempo em que disponibilizou BDRs Nível III no Brasil, convertidos a partir desta segunda em BDRs Nível I Não Patrocinados.

Os BDRs Nível I não patrocinados são da mesma categoria de BDRs de grandes empresas de tecnologia globais já negociados na Bolsa brasileira. “Na prática, isso significa que outra instituição financeira será depositária dos recibos (e não a própria empresa listada)”, apontou a fintech.

Continua depois da publicidade

O Bradesco será o banco depositário do programa Nível I Não Patrocinado.

O BDR Nível III é emitido por empresas estrangeiras que possuem registro de companhia aberta no Brasil – ou seja, quando a empresa está registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Já o BDR Nível I é emitido por empresas estrangeiras sem que seja necessário esse registro. “Em outras palavras, a empresa está listada em uma Bolsa estrangeira, mas seus papéis podem ser negociados por aqui também”, ressalta a companhia.

Foram permitidos negócios com BDRs Nível III na B3 até o encerramento do pregão do dia 11 de agosto de 2023. Os BDRs Nível I Não Patrocinados, por sua vez, passam a ser negociados na B3 a partir desta segunda.

Continua depois da publicidade

Assim, tem início a negociação dos BDRs Nível I Patrocinado sob o código “ROXO34” e nome de pregão “NU HOLDINGS”.

Após concluída a descontinuidade do programa de BDRs Nível III mediante a realização dos procedimentos previstos, a companhia segue com o pedido de cancelamento de registro de companhia aberta perante à CVM.