Publicidade
SÃO PAULO – Com o objetivo de resolver o problema de empreendedores que ainda não têm acesso aos financiamentos bancários, o Sebrae apóia a constituição de 26 cooperativas de crédito integradas por empresários de pequenos negócios. Além disso, auxilia outras 17 cooperativas a se adequarem às regras de livre adesão definidas pelo Banco Central.
Este processo de adequação faz com que cooperativas de crédito rural, ou vinculadas a categorias específicas de trabalhadores ou profissionais liberais, também possam aceitar proprietários de micro e pequenas empresas em seus quadros.
Por todo o Brasil
O Sebrae também mobiliza 37 grupos de empresários visando à formação de novas cooperativas de crédito. Estes agrupamentos se espalham por todo o Brasil, extrapolando as regiões Sul e Sudeste, onde o cooperativismo é mais forte. Nove deles estão em cidades do Nordeste, e outros cinco ficam no Norte.
Continua depois da publicidade
De acordo com o consultor da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae, Éddi Yamamura, o fortalecimento do cooperativismo em todas as regiões do Brasil é importante para atender empresas e pessoas físicas em busca de financiamentos e serviços com encargos e tarifas mais baratos.