S&P reduz rating para Morgan Stanley, Merrill Lynch e Lehman Brothers

Notícia alimenta preocupações com o setor financeiro dos EUA, que conta com perspectiva negativa da agência de risco

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As preocupações com o setor financeiro norte-americano voltaram a ganhar força nesta segunda-feira (2), alimentadas pela notícia de que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s reduziu o rating dos bancos Morgan Stanley, Merrill Lynch e Lehman Brothers.

Segundo a equipe da S&P, a nota do Morgan Stanley diminuiu de AA- para A+, enquanto os ratings de Merrill Lynch e Lehman Brothers foram rebaixados de A para A+. A perspectiva para as três instituições permanece negativa, informou a agência.

Tanya Azarchs, analista da Standard & Poor’s, declarou que perspectiva de manutenção do cenário negativo para os bancos de investimento, assim como a expectativa de novas baixas contábeis, levou a agência a revisar para baixo as notas para os bancos.

Continua depois da publicidade

Reagindo ao anúncio, as ações de Morgan Stanley e Merrill Lynch operam com forte queda na bolsa de Nova York e, juntamente com outros papéis do setor financeiro, ofuscam a agenda de indicadores e pressionam os principais índices acionários dos EUA nesta sessão.

Má impressão para o setor

Em adição, a S&P também informou nesta segunda-feira que revisou sua perspectiva para os bancos JP Morgan e Bank of America para negativa, enquanto Citigroup e Wachovia estão sendo revisados para uma possível diminuição do rating.

De acordo com a agência, a perspectiva para as principais instituições financeiras norte-americanas agora são predominantemente negativas.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar