Telefônica Brasil lidera votos em carteira de dividendos de maio pelo 3º mês seguido

Ações do setor de energia elétrica dominam ranking das mais votadas; ativos PN e ON da Oi entram no portfólio recomendado

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Pelo terceiro mês consecutivo, a Telefônica Brasil (VIVT4) liderou em número de citações as carteiras de dividendos recomendadas por analistas para o mês de maio. No período, as ações VIVT4 foram citadas em seis dos nove portfólios compilados pelo Portal InfoMoney, uma citação a mais do que a obtida no mês anterior. 

Já a Transmissão Paulista (TRPL4) ficou na segunda colocação do ranking, com cinco votos, enquanto as ações da AES Tietê (GETI4) foram mencionadas quatro vezes pelos analistas nos seus portfólios defensivos, ocupando assim a terceira colocação. Outras ações do setor elétrico receberam duas recomendações, como os papéis da Energia do Brasil (ENBR3), da Equatorial (EQTL3) e da Tractebel (TBLE3).

Os ativos PN da Coelce (COCE5) e da Cemig (CMIG4), assim como os papéis ON da AES Tietê (GETI3) também receberam dois votos. Fora do setor elétrico, as ações da Comgás (CGAS5), da Grendene (GRND3) e os papéis PN da Oi (OIBR4) também tiveram o mesmo número de recomendações. 

Continua depois da publicidade

Vale ressaltar que a Eletropaulo (ELPL4), que tinha três recomendações em abril, não foi citada nenhuma vez nesse mês. Para a Omar Camargo, o fator para essa retirada foi a abertura de audiência pública sobre o 3º Ciclo de Revisão Tarifária Periódica, pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o que levou as ações a caírem 15,30% no mês anterior.

Para a compilação deste mês de maio, foram utilizadas para as carteiras de dividendos elaboradas pela Ativa Corretora, Citi Corretora, Coinvalores, HSBC, Omar Camargo, Técnica Assessoria de Capitais, Rico, UM Investimentos e XP Investimentos. 

VIVT4: sinergia e boas perspectivas
Alguns fatores foram apontados por analistas como relevantes para acreditar que as ações da Telefônica Brasil manterão a atratividade. Os analistas Hugo Rosa e Fernando Siqueira, da Citi Corretora, ressaltam que os dividendos devem continuar elevados. Além disso, há boas perspectivas para o crescimento do setor de telecomunicações no Brasil, principalmente em serviços de dados.

Continua depois da publicidade

O analista da Técnica Assessoria de Capitais, Renato Assunção Campos, ressalta que, além do bom perfil de pagamento de dividendos, a unificação das operações entre Telesp e Vivo propicia que a empresa passe a desfrutar da possibilidade de maior crescimento que a telefonia móvel e a transmissão de dados oferecem. Além disso, haverá diminuição de custos em áreas estratégicas.

Os analistas da Ativa Corretora ressaltam ainda que, com as sinergias, a companhia pode se aproveitar de uma estrutura operacional e tributária mais eficiente. Assim, os analistas acreditam que a empresa deverá sustentar um bom pagamento de dividendos.

Recomendações em carteiras de dividendos
Ação Maio/12
Abril/12

Telefônica Brasil PN

6 5
Transmissão Paulista PN 5 4
           AES Tietê PN 4 4
             Cemig PN 2 1
        Equatorial ON 2  3
Energias do Brasil 2 1
Tractebel 2 1
Coelce PN 2 2
Grendene 2 1
AES Tietê ON 2 2
Comgás PNA 2 1
Oi PN 2

TRPL4: previsibilidade e renovação de concessões
As ações da Transmissão Paulista também ganharam destaque em carteiras de recomendações mais defensivas para o mês. O setor tradicionalmente aparece entre os mais recomendados por ser defensivo, com fundamentos sólidos e considerado bom pagador de dividendos.

Continua depois da publicidade

A equipe de análise da Um Investimentos ressaltam a forte geração de caixa e alta previsibilidade do fluxo de caixa, além dos sólidos resultados no quarto trimestre. Ademais, os analistas destacam as expectativas crescentes sobre a renovação das concessões.

AES Tietê : perfil estável e boa localização de parque gerador
Com quatro votos para as ações PN e dois votos para os ativos ON, as ações da AES Tietê tiveram grande quantidade de citações em maio. De acordo com os analistas da Ativa Corretora, a AES Tietê possui características que beneficiam o papel em um cenário de mercados voláteis.

A corretora ressalta ainda que a empresa é uma geradora com perfil estável, tanto pelas características do perfil de contratação da energia assegurada da empresa, quanto pela localização do parque gerador que mantém um fluxo hidráulico e financeiro relativamente constante.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.