Publicidade
A tributação de fundos exclusivos, se aprovada pelo Congresso, vai afetar uma parcela minoritária da indústria mas, ainda assim, pode provocar alguma migração de investimentos para alternativas isentas. Essa é a avaliação do CEO da XP Inc, Thiago Maffra. Em entrevista durante a Expert 2023, ele lembrou que, no Brasil, a tributação de investimentos é mais baixa do que em outros países e que a medida vem corrigir essa condição.
Atualmente, a incidência de Imposto de Renda sobre fundos exclusivos ocorre somente no momento do resgate. Em medida provisória, o governo definiu que esse recolhimento ocorra duas vezes por ano, no regime come-cotas. A MP ainda será submetida ao Congresso. “Se for validada, a gente pode ver o dinheiro fluindo para outros produtos”, afirma. “Mas, para maioria dos clientes pessoa física, não muda nada.”
![](https://homolog.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Thiago-Maffra-Expert-23.jpg?quality=70&resize=1024%2C777&strip=all)
Maffra afirmou ainda que os sinais são de retomada do mercado de capitais, após um período de meses sem novas ofertas de equities e também com dificuldades no mercado de crédito. Este ano, já foram concretizadas oito operações de follow on. “Devem vir outros, talvez a gente tenha algum IPO de mais qualidade no fim do ano ou começo do próximo”, diz.
Continua depois da publicidade
Para ele, o Brasil vive uma conjuntura positiva, graças às reformas, a recuperação do PIB e a valorização do câmbio. “Hoje, o Brasil é a bolsa da vez”, afirma.
You must be logged in to post a comment.