Publicidade
SÃO PAULO – Parece que o debate sobre robôs vai ganhar cada vez mais força na economia mundial, indo muito além das preocupações com perdas de empregos na indústria e no campo. Um dos maiores nomes da economia global, o vencedor do Nobel Robert Shiller diz que a automação e a inteligência artificial são as tendência que mais o preocupam sobre o futuro da economia.
Professor de Economia na Universidade de Yale, ele acredita que este é um assunto bastante perigoso. “I.A. é uma coisa profundamente desafiadora”, disse ele. “As pessoas que estão crescendo hoje não sabem se estão se preparadas para a carreira certa, e os desafios associados a isso podem levar à estagnação secular”, disse ao site MarketWatch.
Shiller disse que ele mesmo não está imune a essa ameaça, ressaltando que os vídeos de suas palestras em Yale podiam ser acessados ??on-line gratuitamente. “Se você pode fazer isso, então qual é o valor adicional de participar [pessoalmente]? Às vezes me faz sentir como se eu tivesse ultrapassado a mim mesmo”, afirmou.
Continua depois da publicidade
De acordo com pesquisas recentes, cada robô industrial leva até seis empregos, o que significa que até 6 milhões de empregos podem ser perdidos para a automação na próxima década.
Estes comentários foram estendidos em uma palestra com o título de “Economia Narrativa”, onde Shiller fala sobre sua teoria de que “as histórias virais são um grande fator de eventos econômicos”. “As histórias dirigem a perspectiva, e as flutuações econômicas são causadas pelas narrativas que se tornam virais”, explicou.
Ele apontou o presidente Donald Trump e suas ideias de “notícias falsas” como uma narrativa que poderia ter ramificações econômicas. “Trump é um gênio na narrativa, e suas histórias não precisam ser verdadeiras para se tornarem virais”, disse o economista citando o discurso de anúncio de candidatura, quando afirmou que o México estava “enviando” estupradores e criminosos para os EUA, mesmo os dados mostrando que os imigrantes são menos propensos a cometer crimes.
Continua depois da publicidade
“É muito difícil encontrar um contra-argumento para algo assim, que Trump sabe muito bem. Eu não acho que Donald Trump realmente se preocupa com a verdade, ele só olha para a resposta que ele recebe”, disse Shiller.