Publicidade
SÃO PAULO – Os distribuidores de aço plano do Brasil registraram queda de 9,1 por cento nas vendas de setembro sobre o mesmo período de 2011, para 353,8 mil toneladas, informou nesta quinta-feira (25) a entidade que representa o setor, Sindisider/Inda.
Na comparação com agosto, que teve volume maior de dias úteis, houve queda de 6,6 por cento nas vendas. Já no acumulado de janeiro a setembro, o setor se mostra desempenho praticamente estável sobre um ano antes, com alta de 0,7 por cento, a 3,256 milhões de toneladas.
O setor apurou em setembro compras de 340,8 mil toneladas, queda de 9,7 por cento sobre agosto, mas alta de 3,1 por cento sobre o mesmo mês de 2011. Com isso, nos nove primeiros meses do ano os distribuidores acumularam compras de 3,204 milhões de toneladas, 4,1 por cento mais que o apurado um ano antes.
Continua depois da publicidade
De acordo com estimativas da entidade, compras e vendas de aços planos pelo setor em outubro devem crescer em torno de 12 por cento.
Os estoques de setembro caíram 1,4 por cento sobre agosto, atingindo o volume de 949,3 mil toneladas, com um giro de 2,7 meses.
Os dados foram divulgados depois que o IABr (Instituto Aço Brasil) informou na semana anterior que a produção siderúgica brasileira recuou 0,4 por cento em setembro sobre o mesmo período de 2011, contida por um crescimento de dois dígitos nos laminados planos.
Continua depois da publicidade
Veja mais: