Administradora do SCPC facilita inclusão no cadastro positivo

A Boa Vista ainda anunciou uma nova estrutura de atendimento no seu posto, localizado na região central da capital paulista

Viviam Klanfer Nunes

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SÃO PAULO – Os consumidores vão contar com uma nova facilidade oferecida pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Em seu posto, localizado no centro de São Paulo, haverá um guichê para coleta de autorizações de consumidores para inclusão no cadastro positivo.

Se antes a única opção possível no atendimento presencial era o preenchimento manual, agora o consumidor pode solicitar a inscrição diretamente ao atendente do local. Com isso, conforme explica o presidente da Boa Vista, Dorival Dourado, se houver qualquer incongruência nos dados passados pelo consumidor, isso já pode ser corrigido na hora.

Nova estrutura de atendimento
A Boa Vista ainda anunciou uma nova estrutura de atendimento no seu posto, localizado na rua Boa Vista, 62, na região central da capital paulista. Agora, o serviço passa a ter uma nova dinâmica de atendimento. O consumidor passa primeiro nos terminais de autoatendimento antes do atendimento presencial.

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“Antes, os terminais eram consultados aleatoriamente. Agora, eles são elementos fundamentais da triagem. O consumidor digita seu CPF na tela e, aparecendo o débito em aberto, a máquina imprime um cupom para, aí sim, ele entrar no processo do atendimento”, diz Dourado.

Atualmente, os consumidores entram no processo de atendimento com o único objetivo de consultar possíveis débitos, o que poderia ser realizado nos terminais de autoatendimento. Com as mudanças, o atendimento pode se tornar mais rápido.

“O tempo médio de atendimento no SCPC, a partir do momento em que o consumidor entra, é de quatro minutos. Com a triagem via terminal, esse tempo será ainda mais reduzido”.

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Orientação financeira
Ainda falando do posto, haverá áreas para que os atendentes desempenhem ações de orientação financeira, com base na Cartilha do Orçamento Doméstico. Dourado explica que o SCPC não deve ser visto apenas como um lugar para consumidores inadimplentes. É também, segundo ele, um espaço para a educação financeira, onde os atendentes ajudam as pessoas a se tornarem consumidores positivos.

O consumidor positivo é aquele que usa o crédito com consciência, preocupa-se com suas finanças pessoais e, no caso de uma inadimplência, organiza-se para negociar sua dívida diretamente com o credor, conforme explica o executivo.

“Apenas o credor pode tirar o nome do consumidor das listas de restrição e, no atendimento do SCPC, é essa a orientação que transmitimos. Se o consumidor não consegue localizar o credor, também o auxiliamos nessa tarefa”, Dourado.

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Documentos furtados
Vale destacar que o SOS Cheques e Documentos é um serviço da Boa Vista e que permite ao consumidor registrar a perda, roubo ou furto de cheques e documentos. É oferecido também na rua Boa Vista, 62, ou pela central 24 horas, no telefone 0800 011 1522, e no site www.apoioaoconsumidor.com.br.

“O serviço é gratuito e serve para proteger tanto o consumidor quanto as empresas contra o uso indevido de cheques e documentos, causando prejuízo para todo o mercado”, explica a Boa Vista.