Aposentados do INSS têm até esta quinta-feira (30) para contratar empréstimo consignado com margem de 35%

A partir de 2022, novas contratações, renovações e portabilidades de aposentados ou pensionistas obedecerão ao limite de 30% dos ganhos

Agência Brasil

Casal de aposentados (Getty Images)
Casal de aposentados (Getty Images)

Publicidade

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possam contratar empréstimo de crédito consignado com a margem consignável ampliada de 35%.

A partir de janeiro, novas contratações, renovações e portabilidades dos aposentados ou pensionistas do INSS, deverão obedecer ao limite de comprometimento de 30% dos rendimentos.

O prazo final, determinado em razão do último dia de expediente bancário do ano, também se aplica a convênios de servidores e empregados públicos das esferas federal, estadual e municipal, além de militares das Forças Armadas, ativos e inativos, e policiais e bombeiros militares, que também foram beneficiados pela Medida Provisória (MP) 1006/2020, que tratou do tema.

Continua depois da publicidade

A lei de validade temporária foi uma das medidas econômicas adotadas no período de calamidade pública em função da pandemia de Covid-19.

Na modalidade de crédito consignado as prestações do empréstimo são descontadas diretamente do salário ou benefício do INSS. Além da margem de 35% para o empréstimo pessoal, a legislação atualmente em vigor diz que também é possível comprometer até mais 5% da renda pessoal para pagamentos do cartão de crédito.