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O setor automotivo passa, desde a pandemia de Covid-19, por um desabastecimento de chips que impacta diretamente a produção e a venda de carros 0km.
Foram 116,5 mil carros novos vendidos em janeiro deste ano — retração de 28,32% em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando 162,6 mil carros foram comercializados, de acordo com dados do Renavam Serpro.
Janeiro de 2022, portanto, acabou figurando com o pior resultado do setor para o mês dos últimos 17 anos.
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Na esteira disso, o primeiro efeito observado é o aumento dos preços dos carros novos pela alta na demanda e baixa oferta. Considerando apenas os carros mais vendidos de 2021, a média de variação de preço foi de 25,4% no período, segundo análise da Kelley Blue Book Brasil (KBB), consultoria automotiva.
Os dados são acima da média geral: considerando todos os carros 0 km à venda no país em 2021, a alta média nos preços foi de 9% ao longo dos 12 meses do ano, diz a empresa.
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Dos dez carros mais vendidos de 2021, o Hyundai Creta foi o que apresentou o maior aumento de preço: alta de 35%, para mais de R$ 122 mil.
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De acordo com a KBB, a subida de preço do Creta, de 35%, que foi puxada pela inflação, uma vez que o modelo trocou de geração e passou a oferecer motor, equipamentos e novas tecnologias para a linha 2022.
O mesmo ocorreu no caso do Fiat Toro e do Jeep Compass. Ambos tiveram mudanças no ano passado quando trocaram de linha 2021 para 2022, sobretudo, por conta da estreia do motor 1.3 GSE turbo, que é mais caro. Os preços médios subiram 17,8% e 14,8%, respectivamente.
Por outro lado, o Fiat Mobi surpreendeu os especialistas, segundo a análise da consultoria.
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“Já entre os carros que mais subiram de preço na lista dos mais vendidos, sem alterações relevantes na troca de ano modelo durante 2021, o Fiat Mobi é o destaque, com 30,4% de acréscimo de preço ao comparar janeiro com dezembro do ano passado”, mostra o estudo.
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Fiat Argo e Strada também tiveram aumentos de mais de 30%.
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O levantamento da KBB Brasil compara os preços médios dos carros 0 km mais vendidos em janeiro de 2021 em relação aos respectivos preços médios 0 km que tinham em dezembro de 2021. A empresa tem uma base de dados própria e utiliza de análise de dados e Big Data para produzir as análises de precificação de veículos novos e usados.
“O resultado, portanto, significa comparar os preços dos anos modelos 2021, existentes no começo do ano passado, contra os preços da linha 2022 de cada um deles no final do ano”, afirma a consultoria.
Confira as variações de preços:
Marca/ Modelo | Posição no ranking da Fenabrave de mais vendidos | Preço médio 0 km KBB do ano/modelo 2021 em jan/2021 | Preço médio 0 km KBB do ano/modelo 2022 em dez/2021 | Variação no preço (%) |
HYUNDAI CRETA | 10 | R$ 90.497,00 | R$ 122.151,00 | 35,0 |
FIAT STRADA | 1 | R$ 76.986,00 | R$ 103.114,00 | 33,9 |
FIAT MOBI | 9 | R$ 43.633,00 | R$ 56.883,00 | 30,4 |
FIAT ARGO | 3 | R$ 64.390,00 | R$ 83.721,00 | 30,0 |
HYUNDAI HB20 | 2 | R$ 67.032,00 | R$ 83.923,00 | 25,2 |
VOLKSWAGEN GOL | 8 | R$ 59.716,00 | R$ 74.263,00 | 24,4 |
CHEVROLET ONIX | 5 | R$ 68.872,00 | R$ 83.716,00 | 21,6 |
JEEP RENEGADE | 4 | R$ 117.006,00 | R$ 141.750,00 | 21,1 |
FIAT TORO | 7 | R$ 142.150,00 | R$ 167.400,00 | 17,8 |
JEEP COMPASS | 6 | R$ 175.985,00 | R$ 202.038,00 | 14,8 |
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