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SÃO PAULO – Das mudanças nas regras do cartão de crédito, qual é a mais positiva? Enquete do portal InfoMoney, respondida por 1.757 usuários, indicou que a proibição de envio de cartão sem solicitação é uma das alterações mais positivas.
Em resposta à pergunta, 17% dos participantes escolheram tal fato como um dos mais benéficos. A diminuição no número de tarifas, que agora são de apenas cinco, também recebeu o mesmo percentual de respostas.
Resultado
Para 11% dos participantes da enquete o maior benefício trazido pelas novas regras dos cartões foi o aumento no percentual do pagamento mínimo da fatura, que agora é de 15% e, a partir de dezembro, será de 20%.
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A enquete mostra ainda que 49% dos respondentes acreditam que todas as mudanças foram positivas, enquanto 6% dizem que nenhuma delas trouxe benefícios, como mostra a tabela a seguir:
Das mudanças ns regras do cartão de crédito, qual é a mais positiva? | |
---|---|
Resposta | % |
Proibição do envio de cartão sem solicitação | 17% |
Diminuição do número de tarifas | 17% |
Aumento do percentual do pagamento mínimo | 11% |
Todas elas | 49% |
Nenhuma delas | 6% |
Fonte: Enquete InfoMoney realizada com 1.757 usuários; O resultado não tem valor de amostragem científica |
Cartões
As novas regras dos cartões entraram em vigor no dia 1º de junho de 2011 e, entre os ajustes definidos pelo BC, as emissoras de cartões estão obrigadas a:
- Padronizar a nomenclatura das tarifas;
- Criar o cartão de crédito básico (que não tem programa de benefícios ou recompensas e cujo valor da tarifa de anuidade seja o menor praticado pelo emissor) e o diferenciado;
- Divulgar os benefícios e recompensas de cada cartão na tabela de serviços e no contrato de cartões.
As empresas também terão de fornecer faturas mensais que contenham as seguintes informações: limite de crédito total e individuais (para cada operação); gastos realizados por evento (incluindo os parcelados); operações de crédito contratadas; valores dos encargos cobrados (separados pelo tipo de operação); valores de encargos do mês seguinte (caso o cliente escolha pelo pagamento mínimo da fatura); custo efetivo para o próximo período das operações de crédito passíveis de contratação.