Publicidade
A Receita Federal abre nesta quarta-feira (24), às 10h (horário de Brasília), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023.
Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio. Serão distribuídos R$ 7,5 bilhões aos contribuintes, maior valor da história, segundo o Fisco.
O lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como:
Continua depois da publicidade
- idosos;
- pessoas com doenças graves;
- pessoas com deficiência;
- professores;
- e contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix (a novidade desta temporada);
- demais contribuintes entram por último nesta fila.
A entrega da declaração termina em 31 de maio, às 23h59. Até as 16h30 desta terça (23), a Receita Federal recebeu pouco mais de 28,7 milhões de declarações. A expectativa é chegar a 39,5 milhões até o final do prazo.
Como fazer a consulta?
Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la corrigindo as informações.
O aplicativo da Receita para tablets e smartphones também permite consulta sobre a liberação das restituições e situação CPF.
Continua depois da publicidade
Caso o crédito não seja depositado na data, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O resgate deve ser feito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.