É herdeiro? Veja como sacar ‘dinheiro esquecido’ de parente falecido em sistema do Banco Central

R$ 6 bi serão disponibilizados a partir de 7 de março; já nesta terça (28) é possível consultar valores

Dhiego Maia

Publicidade

O Banco Central disponibilizou, a partir desta terça-feira (28), a consulta a dinheiro esquecido nas instituições financeiras do país. Segundo calendário da autoridade monetária, cerca de R$ 6 bilhões poderão ser sacados, a partir de 7 de março, por 38 milhões de pessoas físicas e mais 2 milhões de pessoas jurídicas.

Nesta nova etapa de consulta e resgate, herdeiros poderão ter acesso a valores “esquecidos” por pessoas já falecidas. Na consulta, os herdeiros saberão, por exemplo o nome da instituição que guarda o recurso esquecido e a faixa do valor.

Testamentário(a), inventariante ou representante legal também terão acesso aos dados. Caso haja algum valor a ser resgatado, o saque será liberado pelo SVR (Sistema de Valores a Receber) em 7 de março.

Continua depois da publicidade

É herdeiro? Veja como resgatar valores esquecidos:

O Banco Central reforça que o único site onde será possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é: https://valoresareceber.bcb.gov.br.

Dhiego Maia

Subeditor de Finanças do InfoMoney. Escreve e edita matérias sobre carreira, economia, empreendedorismo, inovação, investimentos, negócios, startups e tecnologia.