Conteúdo editorial apoiado por

Há isenção de Imposto de Renda para quem opera na Bolsa e tem doença grave?

Doença grave só isenta de IR os rendimentos recebidos de aposentadoria ou pensão

Equipe InfoMoney

Publicidade

Dúvida de leito: Tenho esclerose múltipla. Se realizo uma operação de day trade com obtenção de lucro, preciso pagar a Darf mensal? Ou sou isento do pagamento por causa da doença que tenho?

Resposta de Daniel de Paula*

“Não há previsão legal para isenção de IR quanto aos rendimentos de day trade por pessoas com alguma moléstia grave.

Continua depois da publicidade

A doença grave só isenta de Imposto de Renda os rendimentos de aposentadoria ou pensão recebidos. As demais rendas e operações realizadas por contribuintes com doença grave são tributadas normalmente pelo Imposto de Renda.

Portanto, se o contribuinte, ainda que com doença grave, operou no mercado de renda variável day trade e obteve ganhos líquidos, fica sujeito à apuração e tributação dos ganhos obtidos através do Darf mensal com código de receita 6015. O prazo para recolhimento é até o último dia útil do mês seguinte.

Quanto à obrigatoriedade de entrega da declaração, além dos rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 ou rendimentos isentos superiores a R$ 40mil, uma das novas regras que exigem o envio de informações à Receita é ter realizado operações em bolsa com apuração de ganhos líquidos sujeitos à incidência do imposto”.

Continua depois da publicidade

Para saber como declarar operações day trade, basta assistir o player acima. 

*Daniel de Paula é consultor tributário da IOB, especialista em Imposto de Renda da pessoa física. 

LEIA MAIS