Conteúdo editorial apoiado por

Declarações do Imposto de Renda podem ser enviadas a partir de hoje; veja o que fazer

Contribuintes têm até 31 de maio para enviar as informações ao Fisco

Giovanna Sutto

Publicidade

É hoje! A partir das 9h (horário de Brasília), começa oficialmente o período de envio da declaração do Imposto de Renda 2023 para milhões de contribuintes, que terão de prestar contas com o Fisco referentes ao ano anterior, 2022. O prazo termina em 31 de maio.

Nesta edição, a temporada começará e terminará mais tarde para a fase de envio das informações coincidir com a liberação da declaração pré-preenchida. Em anos anteriores, o período de entrega começava no primeiro dia útil ou na primeira semana de março — e terminava em abril.

O objetivo da Receita é receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações neste ano, sendo 25% delas no formato pré-preenchido. A porcentagem é bem superior à de 2022, quando já houve um número recorde de declarações (36,3 milhões), mas apenas 7,6% foram no modelo automatizado (cerca de 2,9 milhões).

Continua depois da publicidade

Nesta edição, a Receita promoveu uma série de mudanças, como a nova regra de obrigatoriedade da declaração para renda variável. Os contribuintes que optarem por enviar as informações no formato pré-preenchido e escolherem pelo recebimento da restituição via Pix terão prioridade na fila dos pagamentos (veja mais alterações no player acima).

O Programa Gerador da Declaração (PGD) foi liberado para download no último dia 8. Segundo a Receita, a antecipação no acesso ao sistema ocorreu para ajudar o contribuinte a se organizar e também evitar os congestionamentos de acessos, que eram comuns na abertura da temporada.

O passo a passo para fazer a declaração está disponível no guia de Imposto de Renda 2023.

Continua depois da publicidade

Como baixar o programa do Imposto de Renda?

O programa é o meio pelo qual o contribuinte tem para enviar as informações do Imposto de Renda ao Fisco referente ao ano de 2022. A ferramenta poderá ser baixada em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS, por meio das lojas de aplicativo de cada sistema; e nos computadores na página oficial da Receita Federal.

Outra opção é preencher as informações da declaração no formato online, sem ter que fazer o download do programa. A recomendação da Receita é que o programa seja baixado em Windows 10 para se obter melhor eficiência.

Leia mais:

Continua depois da publicidade

Quem é obrigado a declarar?

Está obrigado a declarar em 2023 quem:

Declaração pré-preenchida

Sobre a declaração pré-preenchida, modelo automatizado que já vem com alguns campos prontos, a Receita ampliou o arcabouço de informações que capta e vai adicionar mais dados automaticamente à declaração, como compra de imóveis e descrição de criptoativos, por exemplo (rendimentos, deduções e dívidas estão contempladas desde o ano passado).

Veja, abaixo, o que será incluído automaticamente na declaração pré-preenchida:

Continua depois da publicidade

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.