Inadimplência apresenta alta em julho, diz ACSP

Na comparação anual, indicador que acompanha as vendas a prazo no varejo paulistano recua 6,5%, revela associação

Publicidade

SÃO PAULO – O IRI (Indicador de Registro de Inadimplência), indicador que acompanha os registros recebidos de carnês em atraso, crescereu 9,4% em julho, em comparação com igual período de 2011, segundo revela a ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Ainda sobre o indicador de inadimplência, em comparação com o mês anterior, houve uma queda de 4,5%. Já os registros cancelados ou renegociações de crédito apresentaram alta de 9,7%, na comparação com julho do ano passado. Segundo a ACSP, “esses dados sugerem que a inadimplência se estabilizou com ligeira propensão à baixa”.

Vendas à prazo

Continua depois da publicidade

O IMC (Indicador de Movimento de Comércio a Prazo), indicador de vendas à prazo, apresentou alta de 2% no sétimo mês de 2012, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a ACSP, a desaceleração de julho se deu porque o consumidor antecipou suas compras em junho, que teve alta de 5,4%, acreditando que a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca e para os móveis seria suspensa.

Vendas à vista
Já o ICH (Indicador de Movimento de Cheques), que acompanha as vendas à vista, apresentou acréscimo de 1,5% no mesmo período. Os dados da ACSP são baseados nas informações fornecidas por sua empresa, a Boa Vista Serviços, responsável por administrar o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).