Inadimplência cresce em SP e no RJ em 2011

No acumulado do ano passado, em comparação com 2010, a alta na inadimplência foi de 4,1% na capital paulista e de 1,6% entre os cariocas

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – A inadimplência dos consumidores, entre janeiro e dezembro de 2011, cresceu tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo. Na capital paulista, porém, a alta foi maior, de 4,1%. No Rio de Janeiro, foi de 1,6%.

No mês de dezembro de 2011, a inadimplência dos consumidores também subiu nas duas cidades, com alta de 1,7% em São Paulo e de 1,8% no Rio de Janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados do CDL-Rio (Clube de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro) e da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Débitos quitados
No Rio de Janeiro e em São Paulo, considerando as dívidas quitadas, houve altas respectivas de 7,4% e 9,1%, na comparação entre os dados acumulados de 2010 e 2011. De acordo com o ACSP, o resultado de São Paulo foi um dos melhores desempenhos desde 2004, quando começou a “onda” de renegociações de dívidas em atraso.

Continua depois da publicidade

De acordo com os dados, em dezembro de 2011, frente o mesmo mês do ano passado, as dívidas quitadas no Rio de Janeiro cresceram 11,6%. Esse foi o maior volume registrado no ano, de acordo com os registros do CDL-Rio.

Já em São Paulo, comparando os dois períodos, o percentual de dívidas pagas, representadas pelos registros cancelados no serviço de proteção ao crédito, cresceu 21,6%.

Para a ACSP, os resultados apurados mostram que a inadimplência no acumulado do ano subiu basicamente impulsionada pelo descontrole de gastos, uma vez que o nível de desemprego ficou baixo.

Continua depois da publicidade

No entanto, o que se nota é que no final do ano, com o recebimento do 13° salário, o consumidor decidiu acertar suas contas e entrar menos em novas dívidas.

Cheques
Considerando as consultas de cheques, houve alta no acumulado do ano em São Paulo, de 3,8%. Já na comparação entre dezembro de 2011 e o mesmo mês de 2010 as consultas em São Paulo cresceram 2,6% enquanto no Rio de Janeiro caíram 10,1% no período.

A inadimplência com cheques no Rio de Janeiro cresceu 0,9% em dezembro, sobre igual mês de 2010, segundo a CDL. Ainda na capital carioca, houve um aumento de 8,7% nas dívidas quitadas com cheques no período.