Inadimplência cresce mais em SP que no RJ em outubro

No mês passado, em comparação com outubro de 2010, a alta na inadimplência foi de 10,8% na capital paulista e de 2,4% entre os cariocas

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Em outubro, embora a inadimplência dos consumidores tenha subido tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, o acréscimo foi mais intenso entre aqueles que vivem na capital paulista do que entre os cariocas.

Enquanto em São Paulo houve alta de 10,8% na taxa, no Rio de Janeiro o aumento foi bem menos intenso, de 2,4%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, mostram dados do CDL-Rio (Clube de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro) e da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Débitos quitados
O aumento menor na taxa de inadimplência no Rio de Janeiro muito se deve à elevação do pagamento das dívidas atrasadas pelos cariocas. Na comparação com outubro do ano passado, houve acréscimo de 8,6% nas dívidas quitadas.

Continua depois da publicidade

Já em São Paulo, comparando os dois períodos, o percentual de dívidas pagas, representadas pelos registros cancelados no serviço de proteção ao crédito, ficou em 7,1%.

Para a ACSP, os resultados apurados no mês de outubro mostram que a inadimplência continua em um patamar mais elevado em relação a 2010. Mas com tendência de queda para o final do ano, com a entrada do 13º salário na economia.

Cheques
Considerando a consulta de cheques nas duas capitais, houve estabilidade em São Paulo e queda de 7,3% na capital carioca, ambas variações se referem ao mês de outubro contra igual período do ano passado.

Continua depois da publicidade

A inadimplência com cheques no Rio de Janeiro cresceu 1,3% em outubro, sobre igual mês de 2010, segundo a CDL. Ainda na capital carioca, houve um aumento de 7,7% nas dívidas quitadas com cheques.