Japão inicia teste de scanner corporal no Aeroporto Internacional de Narita

Governo vai testar cinco modelos de scanners e, então, decidir se implementa ou não ferramenta anti-terrorismo

Evelin Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério de Território, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão iniciou nesta segunda-feira (5) o primeiro teste do scanner para corpo, instalado no Aeroporto Internacional de Narita, localizado na grande Tóquio, a 60 quilômetros do centro da capital.

De acordo com o jornal Mainachi Japan, a ferramenta anti-terrorismo tem o objetivo de evitar ataques nas aeronaves. O scanner consegue ver através das roupas dos passageiros e revela qualquer objeto suspeito escondido, incluindo líquidos e químicas que não apontadas pelo detectador de metal.

Animação
Quando o passageiro se posiciona em um local determinado, o equipamento examina todo o seu corpo e reproduz a imagem em animação em um monitor. Se houver algum objetivo escondido sob a roupa, a máquina mostrará automaticamente na tela.

Continua depois da publicidade

O governo japonês planeja testar cinco modelos que usam diferentes métodos até setembro, coletar os resultados dos testes por meio da opinião dos passageiros e, então, considerar se instala oficialmente ou não as máquinas.