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O turismo foi um dos setores mais impactados na pandemia de Covid-19 com prejuízos na casa dos R$ 473,7 bilhões em dois anos, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Mas a retomada vem ganhando forma: após um tombo de 36,7% em 2020, o volume de serviços nas atividades turísticas terminou 2021 com crescimento de 21,1% ante 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Só no maior aeroporto do país, de Guarulhos (Grande SP), houve crescimento de cerca de 30% na movimentação de passageiros em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
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O setor ainda busca reverter as perdas, com o apoio, claro, dos passageiros que têm buscado viajar mais em 2022. Embora a preferência dos brasileiros esteja concentrada nos destinos nacionais, inclusive no Carnaval, a procura por consulta de preços e disponibilidade, para destinos ao exterior, começa a aquecer pedidos de cotações nas lojas e agentes credenciados, de acordo com a CVC, operadora de viagens.
Diante deste cenário, na tentativa de incentivar as pessoas a retomarem viagens para os destinos internacionais, a CVC (#CVCB3) está promovendo uma campanha promocional com dólar e euro reduzidos para destinos específicos.
Como funciona?
Diariamente a empresa faz um ajuste do valor do dólar e euro cobrado baseado nas cotações de abertura do mercado. Todo dia, os valores oferecidos aos clientes mudam, com a promessa de sempre serem menores do que a respectiva cotação.
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Nesta sexta-feira (18), o dólar está congelado em R$ 5,14 e o euro em R$ 5,85. Como todos os dias as cotações mudam, o cliente precisa checar em uma loja CVC ou no site da empresa para avaliar se o custo-benefício compensa para a compra da viagem. No fim de semana, a cotação segue congelada no mesmo patamar.
Na abertura de mercado desta sexta, o dólar estava em R$ 5,16 e o euro em R$ 5,87.
“A campanha busca oferecer ao cliente uma taxa mais atrativa do que a média praticada no mercado de turismo, e isso é possível porque a CVC não repassa ao cliente os custos financeiros da proteção cambial da transação”, explica a empresa.
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Para conseguir travar a cotação das moedas no dia, a empresa faz o chamado hedge cambial — uma estratégia que visa proteger o patrimônio do investidor, no caso a CVC, de possíveis desvalorizações da moeda local.
Ou seja, a CVC trava o dólar e o euro em um valor menor do que a cotação comercial porque acredita que as moedas vão se valorizar. Dessa forma, se as moedas subirem de valor, o cliente continua pagando mais barato.
Por outro lado, o inverso é verdadeiro: se a moeda cair ao longo do dia, os valores seguem congelados e podem ser maiores do que a cotação. Por isso, o cliente precisa ficar atento para aproveitar o benefício.
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A promoção com essa cotação diária congelada vai até dia 28 fevereiro.
Quais destinos estão inclusos?
Para embarques até dezembro de 2022, o dólar reduzido hoje está congelado para compra de pacotes com bilhetes aéreos e hospedagem ou somente hospedagem, para Flórida, Nova York, Cancún e Punta Cana.
Já o euro reduzido, também para aéreo e hotel ou somente nas tarifas de hotéis, é válido para Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal.
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A promoção vale para compras realizadas em uma das 1.200 lojas espalhadas pelo Brasil, agentes credenciados ou pelo site.
“O cliente utiliza o câmbio reduzido CVC e faz a conversão do pacote em reais, no ato da compra, com parcelamento em até 10x sem juros e/ou até 24x com juros, oferecidos pela CVC. Ou seja, pode comprar agora e viajar quando quiser, até o fim de 2022”, diz a empresa no anúncio da campanha.
Segundo a empresa, a seleção de destino tem relação com as buscas nas plataformas da empresa.
Os destinos que fazem parte da campanha são alguns dos mais buscados pelos brasileiros neste momento, segundo os dados das plataformas da CVC.