Procon-SP lança nessa terça-feira guia sobre produtos falsificados

Maioria dos consumidores desconhece problemas que envolvem a compra de itens ilegais, o que pode gerar acidentes

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Na luta contra a pirataria, será lançado nesta terça-feira (20) um guia com orientações e dicas ao consumidor sobre produtos falsificados, ensinando como identificar esses itens.

O guia será divulgado pela Fundação Procon-SP e o FNCP (Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade), às 14h, no Salão Nobre da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em São Paulo.

Identificando produto pirata
A maioria dos consumidores simplesmente desconhece os problemas que envolvem a compra de itens ilegais, o que pode gerar acidentes de consumo. De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Góes, quando o consumidor compra um item pirata além, de estar contribuindo com o crime organizado, também assume riscos.

Continua depois da publicidade

Os produtos de origem ilegais, sejam falsificados, piratas ou contrabandeados, não respeitam as normas técnicas brasileiras, não possuem garantias e podem afetar a saúde e segurança dos consumidores.

Góes ainda revela que, na luta contra a pirataria, os consumidores são peças fundamentais, pois só estando alerta e informado é possível brecar a comercialização desses itens.