Conteúdo editorial apoiado por

Programa do IR 2023 é liberado hoje; saiba como ter acesso

Calendário de envio da declaração segue entre 15 de março e 31 de maio

Equipe InfoMoney

(Reprodução/site Receita Federal)
(Reprodução/site Receita Federal)

Publicidade

A partir das 9h desta quinta-feira (9), o contribuinte já poderá fazer o download do programa de Imposto de Renda 2023. A Receita antecipou, em seis dias, a liberação da ferramenta, que era aguardada só em 15 de março.

A mudança levantou dúvida sobre uma possível antecipação também do prazo de envio da declaração neste ano, marcada para começar também no dia 15 de março, próxima quarta-feira.

Em nota encaminhada ao InfoMoney, a Receita Federal explicou que “não existe [a possibilidade de antecipação]” e que a “disponibilização da pré-preenchida e envio [das declarações] começam apenas a partir do dia 15 de março”.

Continua depois da publicidade

Segundo o Fisco, a antecipação do programa “ajudará o contribuinte que, ao ter acesso às informações necessárias para a entrega da declaração, poderá se organizar e juntar a documentação que for necessária”.

Deste modo, quem for obrigado a prestar contas com o Fisco poderá adiantar-se e deixar a declaração salva, dias antes de transmiti-la à Receita.

Como baixar o programa

O programa é o meio pelo qual o contribuinte tem para enviar as informações do Imposto de Renda ao Fisco referente ao ano de 2022. A ferramenta poderá ser baixada em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS, por meio das lojas de aplicativo de cada sistema; e nos computadores na página oficial da Receita Federal.

Continua depois da publicidade

Outra opção é preencher as informações da declaração no formato online, sem ter que fazer o download do programa.

A recomendação da Receita é que o programa seja baixado em Windows 10 para melhor eficiência.

Quem é obrigado a declarar IR em 2023?

Está obrigado a declarar em 2023 quem:

Continua depois da publicidade

Declaração 2023

Nesta edição, a Receita promoveu uma série de mudanças, como a nova regra de obrigatoriedade da declaração para renda variável. Os contribuintes que optarem por enviar as informações no formato pré-preenchido e escolherem pelo recebimento da restituição via Pix terão prioridade na fila dos pagamentos.