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A Receita Federal faz o pagamento do quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira (30).
Serão 1.220.501 contribuintes beneficiados desta vez, que receberão R$ 1,9 bilhão. Considerando todos os lotes, serão pagos R$ 26,8 bilhões para 18,5 milhões de contribuintes.
Neste último lote, os contribuintes receberão o valor da restituição corrigido por 4,22% – o maior reajuste dentro dos cinco lotes pagos em 2022, diante do ciclo de alta da Selic.
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Vale lembrar que a restituição começou a ser paga em 31 de maio. Neste ano, a Receita recebeu 38 milhões de declarações. Deste total, cerca de 1 milhão de documentos foram retidos em malha fina.
Como saber a situação da restituição?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
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Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar o documento, corrigindo as informações que porventura estejam inconsistentes.
A Receita disponibiliza, ainda, um aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
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Onde receber o valor?
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta informada na Declaração de Imposto de Renda, que pode ser corrente, poupança ou de pagamento. Neste ano, passou a ser possível informar também a chave Pix CPF.
“Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada está desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil”, diz a Receita em seu site.
Neste caso, é possível reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos seguintes telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
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Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição, no prazo de um ano, deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.