RJ: Febraban recomenda que bancos não cobrem encargos de contas vencidas

Recomendação acontece por conta das fortes chuvas que atingiram RJ e Niterói desde o início da semana

Patricia Alves

Publicidade

SÃO PAULO – Por conta das fortes chuvas nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói desde o início da semana, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomendou às instituições financeiras que não cobrem encargos sobre títulos vencidos a partir do dia 5 de abril, até a normalização da situação na região.

Em nota, a Febraban frisou, no entanto, que cabe às instituições acatarem ou não a sugestão.

Negociar
De acordo com a Federação, caso algum cliente já tenha efetuado pagamento com encargos moratórios e queira que tal valor seja devolvido, o banco deverá orientá-lo a negociar diretamente com a empresa detentora do título.

Continua depois da publicidade

“Cabe lembrar que a cobrança é um serviço que os bancos, sob contrato, prestam às empresas titulares dos valores a serem pagos”, afirmou a Febraban, em nota à imprensa.

Pagamento remoto
Na terça-feira (6), a Federação havia afirmado que, salvo em casos de calamidade pública decretada, os bancos estavam impedidos de adiar pagamentos de contas, por força de contrato com as empresas que colocam sua cobrança nas instituições financeiras.

Na ocasião, a Febraban ressaltou que os consumidores fluminenses que tivessem dificuldades de chegar a uma agência bancária por conta das enchentes, tinham à disposição canais de atendimento remoto – como internet e telefone – para pagarem suas contas em dia.