Conteúdo editorial apoiado por

Segurança na rede: você sabe o que é e como funciona a certificação digital?

Trata-se de um arquivo eletrônico que contém dados comprovando a identidade de uma pessoa, que podem ser armazenados

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em tempos de crimes virtuais, todo cuidado é pouco para se proteger. Por conta disso, diversas formas de aumentar a segurança são criadas continuamente. E dentre estes métodos está a criptografia, que garanta que apenas quem enviou e quem recebeu a mensagem tem acesso a seu conteúdo.

O hábito de criptografar arquivos, ou escrevê-los em código, garante, por exemplo, a integridade das transferências eletrônicas de fundos, a autenticação da identidade de usuários e o sigilo de transações comerciais e bancárias.

Os métodos atuais de criptografia são seguros e eficientes e baseiam-se no uso de chaves (seqüência de caracteres que é convertida em um número, utilizado para codificar e decodificar mensagens).

Continua depois da publicidade

O que é assinatura digital?

Na assinatura digital é criado um código que permite que a pessoa ou entidade que receba uma mensagem contendo este código possa verificar a veracidade das informações e do remetente.

Se uma pessoa quer enviar uma mensagem assinada, por exemplo, ela a codifica (com uma chave privada), o que gera uma assinatura digital, que é adicionada à mensagem enviada.

Quando o destinatário recebe a mensagem, ele decodifica-a (com uma chave pública), o que gera uma segunda assinatura digital. A partir deste momento, as assinaturas são comparadas e caso sejam idênticas, a pessoa que recebeu a mensagem tem certeza de sua veracidade.

Continua depois da publicidade

Vale ressaltar que a segurança do método está no fato da primeira codificação ser feita por uma chave privada, que só é conhecida por seu dono. Entretanto, assinar uma mensagem não significa que ela se torna sigilosa. Para tanto, é preciso que a pessoa que a envia codifique-a com a chave pública de quem irá receber.

Como funciona o certificado digital?

O certificado digital nada mais é do que um arquivo eletrônico utilizado para comprovar a identidade de uma pessoa ou instituição. Através do certificado, os dados da pessoa (física ou jurídica) ficam armazenados em um computador, cartão ou outro mecanismo.

Algumas informações, como nome, número de identificação, estado, número de série, período de validade, nome e assinatura digital da autoridade certificadora, são encontradas em praticamente todos os documentos digitais.

Continua depois da publicidade

E para quem ainda não entendeu como funciona o mecanismo de segurança, aí vai uma explicação mais detalhada: com os certificados digitais, o intercâmbio de informações pela internet passa a ser feito por meio de dados criptografados, que só podem ser traduzidos pelas máquinas envolvidas na operação, e que possuem o certificado.

O e-CPF e o e-CNPJ são exemplos de certificados digitais. Sempre que você acessa um site de conexão segura ou efetua uma consulta no seu banco pela internet você se beneficia da segurança garantida pela certificação digital.