SÃO PAULO – O preço dos carros 0 Km não para de crescer no país, e o motivo disso já é conhecido.
O setor automotivo vem sendo afetado pela escassez generalizada de semicondutores que vem deixando a produção do produto mais demorada e onerosa.
Os novos números da Kelley Blue Book (KBB) mostram que o cenário criado pela pandemia de Covid-19 não apresenta previsão de mudança —ao menos no curto prazo.
O Monitor de Variação de Preços da consultoria automotiva aponta que os modelos 2022 tiveram acréscimo médio de 2,59% em setembro. Nesse patamar, a média de alta no terceiro trimestre do ano fechou em 5,31%.
No acumulado do ano, com dados até setembro, os modelos 0 km apresentam 13% de alta nos preços, segundo a KBB.
Em setembro, a média de variação dos preços dos carros novos ficou 0,54% superior ao resultado observado nos dois meses anteriores. “Isso demonstra que a tendência de aumentos, arrefecida no final do primeiro semestre, reforçou-se”, diz o relatório da consultoria.
A variação média dos veículos 0 km com ano modelo 2021, grupo formado no momento por carros de estoque, também avançou nos últimos três meses, fechando setembro com 0,31% de acréscimo. No acumulado do ano, os modelos 2021 já bateram alta de quase 5,8%.
Especialistas afirmam que o ritmo normal de produção deve ser retomado somente em meados de 2022. É por causa disso que as montadoras estão dilatando os prazos de entrega de alguns modelos para meses após a compra já efetivada.
Confira a variação de preço no terceiro trimestre:
Variação acumulada de preços de veículos novos | |||||
Ano modelo | Julho | Agosto | Setembro | Acumulado 3º trimestre | Acumulado do ano |
Total | 0,35% | 0,23% | 0,54% | 1,12% | 5,40% |
2022 | 1,78% | 0,94% | 2,59% | 5,31% | 12,99% |
2021 | 0,13% | 0,23% | 0,31% | 0,67% | 5,77% |
Vale ressaltar que o estudo não mostra separação por modelo de carro. As informações integram o banco de dados sobre preços da consultoria, que possui tecnologia e algoritmo próprios para precificar e acompanhar os valores dos carros ao longo dos anos.
Situação dos usados
A curva ascendente dos preços também foi observada nos segmentos de seminovos e usados (automóveis com até 3 anos de uso).
No terceiro trimestre, a alta acumulada foi de 1,37%, em média, sendo o ano modelo 2018 o que mais contribuiu para a subida de preços no período, com média acumulada de 2,69% de alta no período.
Os usados apresentam 11,12% de aumento neste ano (dados até setembro), sendo os modelos 2018 os que mais avançaram, com 14,87% de alta.
Confira:
Variação acumulada de preços de veículos seminovos (até 3 anos de uso) | |||||
Ano modelo | Julho | Agosto | Setembro | Acumulado 3º trimestre | Acumulado do ano |
Total | -0,52% | 0,92% | 0,97% | 1,37% | 11,12% |
2021 | -0,71% | 0,97% | 0,56% | 0,82% | 8,36% |
2020 | -0,66% | 0,47% | 0,76% | 0,57% | 8,30% |
2019 | -0,77% | 0,94% | 1,23% | 1,40% | 12,98% |
2018 | 0,04% | 1,32% | 1,33% | 2,69% | 14,87% |
A previsão de entidades de classe do setor automotivo e economistas é de que o mercado de carros usados vai crescer em ritmo mais moderado em 2022, enquanto o de novos tende a melhorar seu desempenho. A expectativa é de que no segundo semestre a falta de semicondutores estará controlada.
O InfoMoney já explicou toda a dinâmica que fez os preços dos carros subirem por causa da crise causada pela pandemia (saiba mais aqui).
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