Publicidade
No dia em que os servidores do Banco Central iniciam uma greve por tempo indeterminado por reajuste salarial, o presidente do sindicato da categoria, Fábio Faiad, afirmou que haverá “uma radicalização sem precedentes do movimento” se o governo conceder reajuste aos policiais “e o BC fique de fora”.
“A greve dos servidores do BC será feita respeitando a lei de serviços essenciais, a menos que o governo publique nos próximos dias a Medida Provisória do reajuste salarial dos policiais federais e o BC fique de fora: nesse caso, será proposta uma radicalização sem precedentes do movimento”, afirmou Faiad em comunicado.
Os servidores do BC reivindicam reajuste salarial de 26%, para repor a inflação desde 2019, e a reestruturação da carreira de analistas e técnicos (o que, segundo o sindicato, não tem impacto financeiro).
Continua depois da publicidade
Antes mesmo do início da greve, os funcionários da autoridade monetária brasileira já têm afetado diversos serviços, como a remuneração a bancos em operações do Pix, e atrasado importantes divulgações, como o Relatório Focus e os dados de fluxo cambial, com paralisações diárias de quatro horas.
Leia também:
- Analistas de comércio exterior aprovam paralisação para pressionar Bolsonaro por reajuste
- Servidores da CGU aprovam paralisação na quarta e início de operação-padrão
O Sinal (sindicato dos servidores do BC) diz que a expectativa de adesão é de 60% a 70% dos funcionários e que “a greve poderá afetar o PIX e outros serviços do órgão, como a divulgação do boletim Focus e de diversas taxas financeiras”.
Continua depois da publicidade
O sindicato criticou também o fato de o presidente do BC, Roberto Campos Neto, ter tirado alguns dias de folga na véspera da greve. “Infelizmente, nessa hora tão importante, o presidente do BC viajou de férias para Miami, o que não ajuda nada no sentido de encontrarmos uma solução para a crise”.
Apesar da greve, o Banco Central diz ter planos de contingência para manter o funcionamento dos sistemas críticos para a população, os mercados e as operações das instituições reguladas.
9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!