Publicidade
SÃO PAULO – Quando se deparou com a maior crise vivida pelo Pão de Açúcar (PCAR3), no início dos anos 1990, Abilio Diniz tomou uma medida que passa longe dos livros de gestão. Para cortar custos, demitiu todo o primeiro nível da empresa — os diretores —, promoveu o segundo e disse a esses executivos que eles deveriam cortar o terceiro nível. Em poucas horas, dois escalões inteiros foram eliminados. Quem ficou, é claro, teve que se acostumar com um novo salário.
“É aquela metáfora sobre ter que trocar a turbina com a avião voando. Se você não arriscar, vai morrer”, afirma Abilio ao ser questionado sobre a decisão tomada na época.
A medida, ainda que curiosa, revela um dos traços mais marcantes do modo Abilio de fazer negócio: a agilidade. Foi com velocidade na tomada de decisões e execução de estratégias que o empresário fez do Pão de Açúcar a maior varejista do país;
Continua depois da publicidade
Para falar sobre os aprendizados do passado e os planos para o futuro, Abilio o convidado do episódio 97 do podcast Do Zero ao Topo. É possível seguir o programa e escutar a entrevista completa via ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país ou em vídeo no Youtube.
A agilidade na tomada de decisões, é claro, nem sempre é uma boa estratégia. Mais tarde, em um negociação com o grupo francês Casino, a pressa levou Abilio a cometer o que ele mesmo define como o seu pior erro empresarial. O acordo culminou em sua saída da empresa em 2013.
Depois disso, Abilio comprou parte do frigorifico BRF (BRFS3), onde foi presidente do conselho de administração, e também investiu no principal concorrente do Pão de Açúcar, o Carrefour (CRFB3).
Continua depois da publicidade
Neste ano, Abilio lançou a gestora de investimentos O3 Capital, com executivos que integravam a empresa voltada para gerir os recursos de sua família, Península Participações. Confira mais detalhes no podcast.
Sobre o Do Zero ao Topo
O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.
O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.