Apesar da corrupção, Petrobras funciona muito bem, diz ex-presidente da estatal

José Sergio Gabrielli afirmou durante a CPI da Petrobras que não se pode "confundir o comportamento criminoso de alguns com o comportamento de uma empresa que está funcionando muito bem"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Durante depoimento na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras (PETR3; PETR4) nesta quinta-feira (12), o ex-presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, afirmou, nesta quinta-feira, que não se pode “confundir o comportamento criminoso de alguns com o comportamento de uma empresa que está funcionando muito bem”.

Gabrielli disse ainda que a escolha de diretores da companhia é “normal, igual a qualquer uma das sociedades anônimas desse país”. Ele afirmou que, enquanto foi presidente da estatal (entre 2005 e 2012), houve apenas duas trocas de diretores. Neste período Nestor Cerveró, que ocupava a área internacional, deixou a empresa, enquanto Ildo Sauer foi substituído por Graça Foster na diretoria de gás e energia.

Durante seu depoimento, Gabrielli fez um discurso de exaltação à gestão e ao planejamento da Petrobras nos últimos anos. Por enquanto, apenas o relator da CPI, o deputado José Sérgio (PT-RJ), está fazendo as perguntas, que já foram criticadas por outros parlamentares na sessão da CPI por não serem muito relacionadas a irregularidades apuradas na estatal.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.