Aquisição do banco Silvergate deixa negócio de criptoativos de fora

Contas de clientes serão liquidadas e devolvidas como parte do acordo que salvou instituição americana

Bloomberg

Sede do Silvergate Bank na Califórnia, EUA (Bloomberg)
Sede do Silvergate Bank na Califórnia, EUA (Bloomberg)

Publicidade

Os depósitos relacionados a criptomoedas do Signature Bank serão devolvidos diretamente aos clientes, em vez de serem assumidos por uma unidade do banco New York Community Bancorp (NYCB) como parte de um acordo anunciado no domingo (19).

A FDIC, agência dos Estados Unidos que exerce papel similar ao do FGC no Brasil, disse que a oferta do Flagstar Bank, que faz parte do NYCB, não incluía o negócio de ativos digitais da Signature, e cerca de US$ 4 bilhões em depósitos relacionados a ele serão devolvidos aos clientes.

Sob o acordo de aquisição, o Flagstar Bank adquirirá “substancialmente todos os depósitos e certas carteiras de empréstimos” da Signature, depois que o Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York fechou a Signature, que tem sede em Nova York, no início deste mês e nomeou o FDIC como responsável.

Continua depois da publicidade

As 40 filiais da Signature operarão como agência do Flagstar a partir de segunda-feira (20).

A Signet, a rede de pagamentos em tempo real da Signature que é amplamente usada por players do setor cripto, está sendo deixada para trás sob a administração do FDIC, confirmou um porta-voz da agência. Isso significa que a plataforma Signet está atualmente sob o controle da FDIC e estará sujeita a acordos posteriores.

O fechamento do Silvergate Capital Corp. e do Signature Bank tornou difícil para as plataformas cripto e investidores converterem dinheiro em criptomoedas. Antes do colapso repentino do Signature Bank, os promotores dos EUA estavam investigando o trabalho do com clientes cripto  banco.