BM&FBovespa contrata sistema sueco para integração das clearings

Testes integrados com o mercado e o início da implantação dos novos sistemas em produção estão previstos para ocorrer em 2013

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – A BM&FBovespa (BVMF3) assinou em 21 de outubro um contrato exclusivo com a empresa de tecnologia sueca Cinnober para licenciamento perpétuo do TRADExpress RealTime Clearing – um sistema de clearing multimercado, flexível e com capacidade de processamento de informações e de cálculo de risco em tempo real.

Pelos termos do contrato, a BM&FBovespa terá autonomia operacional em relação ao sistema para integração de clearings, afirmou a companhia em comunicado divulgado na noite de quarta-feira (8). Desta forma, a bolsa poderá, inclusive, comercializar a nova plataforma com parceiros estratégicos, no futuro.

“O TRADExpress RealTime Clearing será uma importante ferramenta para acelerar e aperfeiçoar o projeto de integração das quatro clearings da Bolsa – renda variável, derivativos, câmbio e ativos”, afirmou o diretor executivo de operações, clearing e depositária da bolsa, Cícero Vieira Neto.

Continua depois da publicidade

Durante o final de 2010 e início de 2011, a BM&FBovespa desenvolveu uma prova de conceito do sistema TRADExpress RealTime Clearing, em seu centro de processamento de dados no Brasil. A continuidade dos projetos relacionados à integração e modernização das clearings da bolsa prosseguirá durante o ano de 2012. Os testes integrados com o mercado e o início da implantação dos novos sistemas em produção estão previstos para ocorrer em 2013.