Publicidade
O setor de energia pode ser comparado ao de telecomunicações no quesito portabilidade. Nos dois ambientes, o cliente conta com a possibilidade de mudar de operadora em busca de melhor custo-benefício e um serviço mais eficiente. No segmento da energia solar, a EDP fornece a opção para empresas ou grandes consumidores. Neste cenário, a migração para fontes renováveis – especialmente a solar – tem se mostrado uma tendência. Hoje, no Brasil, 10 mil companhias já contam com energia solar para abastecer fábricas e lojas.
“O serviço pode ser contratado de forma rápida e sem burocracia, por pequenas e médias empresas. A dinâmica é tão simples que alguns clientes a comparam com a assinatura de streamings“, diz Carlos Andrade, Vice-presidente de Clientes da EDP Brasil.
A facilidade da contratação estimula a migração de empresas de menor porte para a energia solar, movimento que cresce em média 300% ao ano. “Ao simplificar os contratos e a relação com os clientes, a EDP exerce importante influência nesse avanço”, diz Andrade.
Continua depois da publicidade
Vantagens da energia solar
Quando os empresários avaliam a migração para energia solar, a diminuição de custos é um dos principais atrativos: a conta de luz pode diminuir em até 20%, e é possível aumentar a previsibilidade das despesas com energia no período do contrato. Ao contar com uma fonte limpa de energia, o negócio se torna mais sustentável à medida que a emissão de carbono diminui de maneira considerável.
A assinatura do ‘Solar Digital’, da EDP, é feita com alguns cliques e pode ser cancelada a qualquer momento mediante o pré-aviso de 90 dias, assim como nos serviços de streaming. Além disso, não é preciso investimento inicial para ser aderido, nem de instalação de placas, ou custo com manutenção.
Continua depois da publicidade
Claro como parceira da EDP
Para garantir a economia na conta de energia, muitas empresas adiantam a contratação de energia solar. Um exemplo é a Claro – líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país – que firmou uma parceria com a EDP para contar com nove plantas de geração solar, abastecendo aproximadamente 2.500 unidades pelo país.
As plantas terão capacidade de produzir mais de 40 mil Megawatt-hora (MWh) por ano, o equivalente a geração de energia suficiente para suprir quase 23 mil casas.
Continua depois da publicidade
Ao todo o programa “A energia da Claro” vai gerar o equivalente a 80% da energia consumida em todas as operações e instalações da empresa, por meio de diversas fontes renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica e biogás. Atualmente, as 70 usinas contempladas pela iniciativa abastecem mais de 20 mil unidades consumidoras e atendem mais de 60% das antenas da Claro com energia renovável.
Sustentabilidade
Os contratos firmados pela EDP com grandes empresas preveem a construção de plantas dedicadas ao consumo exclusivo dessas companhias, como se deu com a Claro. Já nos acordos com pequenas e médias empresas, a EDP oferece a partilha das plantas de geração, o que promove uma condição atrativa para os pequenos negócios aderirem ao serviço no formato de assinatura mensal.
Continua depois da publicidade
“Garantimos energia limpa com economia através de uma parceria de longo prazo em todos os contratos. É importante o cliente saber que a EDP é a empresa líder do ranking de sustentabilidade da Bolsa e que está no Brasil a mais de 25 anos, isso nos credencia a dizer que ele poderá contar conosco por no mínimo pelos próximos 25 anos”, diz Andrade.
A EDP, que está no Brasil há mais de 25 anos, atua em todos os segmentos do setor elétrico, e tem elevado os esforços para promover a geração de energia solar – que hoje se traduz em 38 grandes projetos. Entre 2021 e 2025, a companhia prevê investir R$ 3 bilhões no segmento.
A meta é alcançar 1 GW de capacidade instalada até 2025, o suficiente para abastecer uma cidade com 500 mil habitantes. “Essa visão está alinhada com o compromisso da EDP em neutralizar todas suas emissões de carbono e ser uma empresa 100% verde até 2030”, afirma Andrade.
Continua depois da publicidade
O compromisso com a sustentabilidade é reconhecido pelo mercado. Em dezembro do ano passado, a EDP alcançou o primeiro lugar no ranking geral da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 – que é formado por 34 empresas. Entre os itens de avaliação estão Capital Humano, Governança Corporativa, Inovação, Meio-Ambiente e Clima.
Mais informações sobre a contratação de energia solar podem ser acessadas no site.