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Por Abhirup Roy
SAN FRANCISCO (Reuters) – Um grupo de fabricantes e operadoras de carregadores de veículos elétricos está se opondo ao plano do Texas de exigir a inclusão da tecnologia Tesla nas estações de carregamento, dizendo que é “prematuro”, de acordo com um documento visto pela Reuters e uma fonte ciente do assunto.
A Reuters informou na semana passada que o Texas exigiria que as empresas de carregamento incluíssem tanto o North American Charging Standard (NACS) da Tesla quanto a tecnologia rival Combined Charging Standard (CCS) reconhecida nacionalmente para serem elegíveis para um programa estadual para eletrificar rodovias usando recursos federais.
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Washington seguiu o exemplo, e a organização de padrões SAE International disse que pretende fazer uma configuração padrão da indústria do conector de carregamento da Tesla em seis meses ou menos, aumentando a esperança do presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, de tornar o NACS a tecnologia de carregamento nacional.
Mas cinco empresas de carregamento de veículos elétricos, incluindo a operadora ChargePoint Holdings e a fabricante ABB, e uma associação de energia limpa escreveram para a Texas Transportation Commission, pedindo mais tempo para reprojetar e testar os conectores da Tesla.
O plano do Texas “arrisca a implantação bem-sucedida” da primeira fase dos recursos federais que estão sendo lançados, disseram eles na carta enviada ao presidente da comissão na quinta-feira, que foi vista pela Reuters.
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“É necessário tempo para padronizar, testar e certificar adequadamente a segurança e a interoperabilidade dos conectores Tesla em todo o setor”, disseram eles.
A fonte diretamente ciente do assunto disse à Reuters que algumas dessas organizações planejam entrar em contato com o governo federal em breve.
O Departamento de Transporte do Texas, a ChargePoint, a ABB e outros signatários FreeWire, EVBox e FLO não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.
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Outro signatário, Americans for Affordable Clean Energy, uma associação de paradas de caminhões e lojas de conveniência, não foi encontrado imediatamente.
A Tesla, fabricante dominante de veículos elétricos nos Estados Unidos, conquistou uma série de vitórias por sua tecnologia de carregamento nas últimas semanas, começando com a Ford Motor, dizendo que adotaria o NACS. General Motors , Rivian Automotive e uma série de empresas automotivas e de carregamento fizeram o mesmo, preocupadas em perder clientes se oferecessem apenas CCS.
Os Superchargers da Tesla respondem por cerca de 60% do número total de carregadores rápidos nos Estados Unidos, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA, e os acordos permitirão que usuários não pertencentes à Tesla usem a grande rede de carregamento da empresa.
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Mas permanecem as preocupações sobre a facilidade com que os dois padrões de carregamento se comunicariam e se ter os dois padrões no mercado aumentaria os custos para fornecedores e clientes.
As empresas de carregamento precisam retrabalhar vários aspectos dos conectores NACS, incluindo estender o comprimento do cabo e garantir faixas de temperatura adequadas, além de obter certificações para peças específicas, disseram as empresas na carta.
As empresas também destacaram a necessidade de uma forte cadeia de fornecimento de cabos e conectores NACS que cumpram os requisitos.