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SÃO PAULO – Se na semana passada a “penny stock” (ação que vale menos de R$ 1,00) Direct to Company (DTCY3) comemorou uma alta de mais de 200% após anunciar uma parceria, neste começo de semana os papéis sofrem duras perdas, embora ainda estejam no saldo positivo desde a divulgação do fato relevante do dia 17.
No pregão desta terça-feira (24), as ações da DTCom marcaram perdas de 26,47%, cotadas a R$ 0,50 – na mínima do dia, elas chegaram a valer R$ 0,46, o que dava uma queda de 32%. Como na véspera os papéis DTCY3 já haviam recuado 12,8%, a desvalorização nestes dois dias chegou a 41,3%, fechando em 35,90%. Mesmo com a brusca queda, o desempenho do papel ainda está no positivo em 72,41% em relação aos R$ 0,29 que ele valia antes da divulgação do fato relevante.
É preciso levar em consideração que ações com valor de face abaixo de R$ 1,00 e com baixíssima liquidez acabam sendo “presas fáceis” para movimentos mais bruscos na Bovespa. Em empresas como a DTCom, a variação mínima de um centavo no preço da ação já reflete em uma significativa oscilação percentual, e a baixa liquidez faz com que o preço salte muitos centavos para cima ou para baixo até encontrar um vendedor ou comprador, respectivamente.
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Por isso mesmo que operar papéis de “micro caps” na Bolsa são considerados estratégias bem arrojadas, já que não é todo investidor que está disposto a ver fortes oscilações de preço em seu portfólio. Além disso, a baixa exposição destas companhias tanto no noticiário econômico quanto na cobertura dos analistas de bancos e corretoras faz com que as movimentações na Bovespa aconteçam em muitos casos sem uma explicação clara para isso.
Parceria
No caso da DTCom, a alta da semana passada não surgiu do nada. Na terça-feira passada, a companhia anunciou via fato relevante que fará um projeto piloto voltado ao setor de saúde, denominado UNIPRÓ Saúde, que tem como objetivo a venda de cursos especializados aos profissionais da área, através de plataforma e-commerce. A receita da venda dos cursos será destinada aos pagamentos dos custos operacionais das partes, sendo que o resultado da operação será dividido de acordo com a participação de cada empresa no projeto.
Além deste, a empresa anunciou outra acordo: a E-MARKET, elegeu a empresa como parceira de negócios, tendo como objetivo a oferta das soluções da empresa E-DOCEO. “A DTCom aposta em uma forte aceitação das soluções ofertadas ao mercado consumidor, por esta razão dispõe a enviar seus esforços comerciais para expansão do projeto em âmbito nacional”, informa a empresa.