GetNinjas: a história da startup que levou R$ 1 bilhão em serviços para a internet — e para a Bolsa

História de dez anos do GetNinjas, que vai de um pequeno site para bicos até o IPO na B3, é tema de episódio do podcast Do Zero ao Topo

Mariana Fonseca

Publicidade

SÃO PAULO – Um engenheiro com formação militar e carreira em finanças criou, aos 26 anos de idade, um negócio bem diferente da sua trajetória. A “cidade dos bicos” era um site que levava para internet profissionais como assistentes técnicos, diaristas e pedreiros. Esse produto mínimo viável, ou versão enxuta de uma empresa, transformou-se no GetNinjas (NINJ3).

Dez anos depois, a plataforma tem mais de 500 categorias de serviços e reúne mais de 2 milhões de profissionais em 4000 cidades. Em 2020, movimentou cerca de R$ 1 bilhão de reais em serviços. A plataforma se transformou em uma empresa negociada na Bolsa de Valores no começo de 2021, durante uma semana muito difícil para as empresas de tecnologia na B3. A companhia precificou suas ações a R$ 20, abaixo da faixa indicativa, numa operação que movimentou cerca de R$ 555 milhões. Além disso, captou R$ 321,3 milhões com a venda de ações novas.

A história de dez anos do GetNinjas é tema do episódio 102 do podcast Do Zero ao Topo. Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas, fala neste episódio sobre o começo do negócio, as viradas feitas ao longo dos anos e o difícil processo de fazer um IPO – e lidar com as expectativas dos analistas e investidores depois. A ambição é grande: o GetNinjas tem apenas 0,1% do mercado de serviços brasileiro, estimado em R$ 1 trilhão.

Continua depois da publicidade

É possível seguir o programa e escutar a entrevista completa por meio de ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox, Amazon Music, além de outros agregadores de áudio do país.

Sobre o Do Zero ao Topo

O Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

Mariana Fonseca

Subeditora do InfoMoney, escreve e edita matérias sobre empreendedorismo, gestão e inovação. Coapresentadora do podcast e dos vídeos da marca Do Zero Ao Topo.