Lucro líquido da Coelba cai 8,21% no primeiro trimestre de 2012

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Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – A Coelba enviou o seguinte comunicado ao mercado:

“A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – COELBA, distribuidora do Grupo
Neoenergia, obteve um lucro liquido acumulado de R$ 163,2 milhoes ate marco de
2012, o que representa uma reducao de 8,21% em relacao ao mesmo periodo do ano
anterior, quando a Companhia apresentou um lucro liquido de R$ 177,8 milhoes.

O EBITDA/LAJIDA (Lucro antes dos juros, impostos, depreciacao e amortizacao)
acumulado ate o primeiro trimestre deste ano foi de R$ 321,7 milhoes (R$ 301,6
milhoes no mesmo periodo de 2011), representando um aumento de 6,68% em relacao
ao mesmo periodo do ano anterior.

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A margem EBITDA acumulada ate o primeiro trimestre de 2012 foi de 24%, 7,7
pontos percentuais menor que a realizada no mesmo periodo de 2011, impactada
negativamente pelo aumento da ROL em face da constituicao da receita de
construcao, contudo sem efeito sobre o EBITDA.

A receita operacional bruta totalizou nos primeiros tres meses desse ano R$
1.912,01 milhoes (R$ 1.653,94 milhoes no mesmo periodo do ano anterior), um
acrescimo de 15,60%.

A receita liquida acumulada nos tres meses de 2012 e de R$ 1.340,5 milhoes sendo
15,66% superior a receita liquida apurada no mesmo periodo do ano anterior, que
foi de R$ 1.159,0 milhoes. Contribuiram para esse incremento o crescimento da
receita de fornecimento de energia e uso do sistema de transmissao na area de
concessao da Companhia e o crescimento da receita de construcao (CPC17), sendo
que esta ultima nao produz efeito no resultado liquido da empresa devido a sua
contrapartida no custo do servico.

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O fornecimento de energia eletrica ate o 1 . trimestre de 2012 (mercado cativo
de energia) foi de 3.778 GWh contra um consumo faturado de 3.756 GWh no mesmo
periodo do ano anterior, representando um crescimento de 0,58%, influenciado,
principalmente, pelo aumento do consumo nas classes residencial e comercial, que
juntas representam 57,80% do fornecimento no mercado cativo de energia no
trimestre. As classes residencial e comercial apresentaram crescimentos de 3,53%
e 0,93%, respectivamente, influenciadas pelo crescimento vegetativo do mercado e
pela execucao dos Programas de Universalizacao (principalmente o Programa Luz
para Todos).

A COELBA registrou crescimento no numero de consumidores faturados em 3,23% em
relacao ao mesmo periodo do ano anterior, incremento de 159.237 novos
consumidores, representando media de 436 novas ligacoes por dia, encerrando o
1 . Trimestre de 2012 com um numero total de 5.092.629 clientes.

O numero de consumidores residenciais em marco de 2012 representou 88,14% do
total de clientes/contratos ativos, sendo que 39,02% deles se enquadram na
categoria de baixa renda, em conformidade com as Resolucoes ANEEL n? 246 e
485/2002 e 414/2010. Em marco de 2011 esse numero era de 56,57%, essa reducao
deve-se aos novos criterios adotados pela ANEEL para a concessao do beneficio,
baseados nao apenas no consumo, mas em indices de renda e adesao a demais
programas sociais do governo federal.

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Os investimentos totais da Companhia ate o 1 . Trimestre de 2012 atingiram o
montante de R$ 283,5 milhoes (R$ 222,0 milhoes no mesmo periodo de 2011),
representando um aumento de 27,7%. Os recursos foram destinados ao combate as
perdas de energia eletrica, reforco da rede de distribuicao de energia eletrica,
atendimento ao aumento da demanda, extensao de redes e novas ligacoes urbanas e
rurais (Programas de Universalizacao, principalmente o Luz para Todos).

A Coelba atende a uma populacao estimada de 14 milhoes de habitantes em 415 dos
417 municipios do Estado da Bahia. A area de concessao da companhia abrange
aproximadamente 563 mil Km .”