Na defensiva contra Oxxo, Carrefour (CRBF3) lança franquia de mercado de proximidade

Segundo a empresa, instalação dos novos minimercados deve custar a partir de R$ 150 mil para lojistas

Wesley Santana

Carrefour Express é uma das marcas do grupo francês, usada para o varejo de proximidade. Foto: Divulgação
Carrefour Express é uma das marcas do grupo francês, usada para o varejo de proximidade. Foto: Divulgação

Publicidade

De olho na concorrência da rede mexicana Oxxo, que prevê lançar centenas de unidades de mercado de vizinhança no Brasil, o Carrefour (CRBF3) anunciou a criação de um modelo de franquia da sua marca de mercado de vizinhança, que deve custar a partir de R$ 150 mil.

A divisão Carrefour Express já é usada pela companhia francesa no varejo de proximidade, mas avançou a passos lentos desde 2014, quando foi oficialmente lançada. Até hoje, segundo dados da própria empresa, foram inauguradas pouco mais de 150 lojas em São Paulo.

A Oxxo, por sua vez, tem essa mesma quantidade, mas só desembarcou no Brasil em 2020, durante a pandemia. Além disso, os aplicativos de delivery -com suas dark stores– dão volume a um mercado em franca expansão.

Continua depois da publicidade

Por isso, além de suas unidades próprias, o Carrefour passa a licenciar outros locais para a operação do serviço de minimercado. A companhia diz que a metragem dos locais pode variar de 15 a 200 metros quadrados, com até três mil itens disponíveis, entre alimentos perecíveis e prontos. O abastecimento será feito diariamente pelo grupo.

O Carrefour Express se divide em três formatos: varejo de rua (lojas em centros comerciais); residencial (unidades 100% autônomas em condomínios) e in company (em conjuntos empresariais). Os empreendedores poderão escolher o modelo de franquia que desejam solicitar, de acordo com a localização e o espaço disponível.

A empresa destaca que a novidade se sustenta no crescimento do mercado de proximidade no país. Além do Carrefour e Oxxo, o grupo Pão de Açúcar (PCAR3) também mantém uma extensa rede deste modelo no país, além das redes de conveniência que estão espalhadas pelos postos de combustível.

“O Carrefour já possui o modelo de franquias em outros países, e conhece os benefícios de ter um parceiro. Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto com os franqueados para garantir o sucesso de seus negócios. Ser parte do Carrefour Express é definitivamente um excelente investimento para empreendedores que desejam prosperar no setor de varejo alimentar”, destaca João Edson Gravata.