Os sete melhores livros de negócios lançados em 2020

Livros que contam a história da Netflix e da Odebretch são destaque na lista

Letícia Toledo

Do Zero ao Topo — marca de empreendedorismo do InfoMoney — destaca melhores livros de negócios do ano
Do Zero ao Topo — marca de empreendedorismo do InfoMoney — destaca melhores livros de negócios do ano

Publicidade

SÃO PAULO – O escritor e intelectual americano Edmund Wilson dizia que “duas pessoas nunca leem o mesmo livro”. Apesar de as interpretações e lições que um leitor tira de uma obra serem únicas, há sempre aquelas leituras que oferecem tão boas interpretações que acabam arrebatando multidões e se consagrando como bestsellers.

Baseado em rankings de livros mais vendidos e também na opinião de grandes empresários(as) brasileiros(as), o Do Zero ao Topo — marca de empreendedorismo do InfoMoney — elegeu os melhores livros de negócios lançados neste ano. Confira a lista seguir.

1 – “A Regra é Não Ter Regras: A Netflix e a Cultura da Reinvenção”

O primeiro livro escrito pelo CEO e fundador da plataforma de vídeos Netflix, Reed Hastings, se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas em 2020. Isso porque nunca houve uma empresa como essa. O que começou como um serviço de locação de DVDs por correio se tornou uma superpotência de streaming e um dos principais nomes das indústrias de entretenimento do mundo.

Continua depois da publicidade

Neste livro, Hastings se une à especialista no mundo dos negócios Erin Meyer para falar pela primeira vez sobre a cultura que transformou a marca em um exemplo inigualável de criatividade e adaptação.

A partir de centenas de entrevistas com funcionários da Netflix e relatos nunca antes compartilhados, Hastings explica como seus princípios controversos fizeram da Netflix um exemplo de inovação e sucesso global.

2 – “A organização: A Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo”

Resultado de uma minuciosa apuração de três anos, o livro da jornalista Malu Gaspar narra a ascensão e queda de uma das maiores empresas do país. Desde as origens na Bahia, na década de 1940, à derrocada com as revelações da Operação Lava Jato.

Continua depois da publicidade

O livro desvenda o sistema de corrupção da companhia e lança luz sobre as relações entre Estado e empresas que condicionaram uma espécie de “capitalismo à brasileira”. No livro, Malu também destrincha a guerra aberta entre Emílio, filho do fundador da Odebrecht, e o seu herdeiro Marcelo, que assumiu a companhia em 2009.

3 – “Onde os Sonhos Acontecem: Meus 15 anos como CEO da The Walt Disney”

O autor desse livro, Robert Iger, assumiu o comando da Disney em 2005 — em um momento em que a competição estava mais acirrada do que nunca e a tecnologia se transformava com uma velocidade impressionante.

Na época, Iger restringiu sua visão a três ideias claras: comprometer-se com a qualidade, aceitar a tecnologia em vez de enfrentá-la e pensar em escala global, de modo a tornar a Disney uma marca mais forte nos mercados internacionais.

Continua depois da publicidade

Quinze anos depois, a Disney é um conglomerado que abarca ativos como Pixar, Marvel, Lucasfilm e 21st Century Fox. Seu valor de mercado é cinco vezes maior do que em 2005, e Iger hoje é considerado um dos empresários mais inovadores e bem-sucedidos da nossa era.

Neste livro, Iger compartilha as lições aprendidas ao gerir a Disney e liderar mais de 200 mil funcionários, além de analisar os princípios fundamentais para a verdadeira liderança, como otimismo, coragem e justiça.

4 – “O jogo infinito”

Do mesmo autor de “Comece pelo porquê” e “Encontre seu porquê”, este livro oferece as ferramentas para ajudar a entender e enfrentar o que o consultor Simon Sinek define como “jogo infinito”.

Continua depois da publicidade

“Em jogos infinitos – como os negócios, a política e até a própria vida -, os participantes estão sempre mudando e as regras não são precisas. Não existem vencedores e perdedores. Não há como ter ‘negócios vitoriosos’ ou como ‘vencer na vida’, por exemplo”, define Sinek.

“Percebi que grande parte das dificuldades que as empresas enfrentam existe simplesmente porque seus líderes estão participando de um jogo infinito com uma mentalidade finita. Elas costumam deixar a desejar em termos de inovação, ética e esforço incondicional, o que acaba afetando seu desempenho a longo prazo”, diz.

5 – “Da ideia ao bilhão: Estratégias, conflitos e aprendizados das primeiras start-ups unicórnio do Brasil”

O livro foi escrito a partir de uma imersão do jornalista Daniel Bergamasco nos processos internos e em quase uma centena de entrevistas com profissionais, parceiros, investidores e fundadores das primeiras dez start-ups unicórnio do Brasil – 99, Arco Educação, Ebanx, Gympass, iFood, Loggi, Movile, Nubank, QuintoAndar e Stone.

Continua depois da publicidade

A obra traça um perfil do jovem ecossistema de startups brasileiro e é essencial para quem quer entrar neste meio.

6 – “Fora da curva 2: Mais investidores incríveis revelam seus segredos ― e você pode aprender com eles”

Na segunda edição da série “Fora da Curva” 13 ícones do mercado financeiro narram sua trajetória de sucesso e dão conselhos valiosos para quem se interessa por investimentos e empreendedorismo.

Entre as histórias contadas estão a do fundador da empresa de pagamentos Stone André Street; o fundador da XP Inc., Guilherme Benchimol; Patrice Etlin, da gestora americana de private equity Advent, e Martin Escobari, da gestora General Atlantic.

As histórias bem distintas trazem algumas características comuns que chamam a atenção. A disposição para arriscar e se destacar da média é uma delas. A maneira como lidam com os erros cometidos ao longo dos anos é outra. Em depoimentos em primeira pessoa, ricos em detalhes, eles falam sobre carreira, contam como tomam decisões financeiras, o que fazem para manter os pés no chão quando ganham dinheiro e como convivem com o fracasso.

7 – “Faça Simples – Um Guia Para que Você Possa Tirar a Sua Ideia de Negócio do Papel e Transformá-La em Realidade”

Depois de “Pense Simples”, Gustavo Caetano — fundador da empresa de tecnologia Sambatech — escreveu um livro para quem quer não apenas pensar de forma inovadora, mas também colocar essas inovações em práticas.

Em coautoria com Arthur Pelegrino, o livro aborda de maneira descomplicada e prática, ferramentas poderosas para quem quer executar suas ideias e construir um negócio de sucesso.

Para mais dicas sobre livros, filmes e outros conteúdos de negócios, siga o Do Zero ao Topo no Instagram e no Youtube.

Letícia Toledo

Repórter especial do InfoMoney, cobre grandes empresas de capital aberto e fechado. É apresentadora e roteirista do podcast Do Zero ao Topo.