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(Bloomberg) — A Netflix Inc. está reestruturando seu braço de produção para fazer menos filmes a cada ano e centralizar a tomada de decisões, informou a empresa na quinta-feira.
A Netflix combinará unidades que produzem filmes de pequeno e médio porte, uma mudança que resultará em algumas demissões e na saída de dois de seus executivos mais experientes.
Lisa Nishimura, que liderou a Netflix em comédia stand-up e documentários originais, partirá após mais de 15 anos na empresa. Atualmente é responsável por documentários e filmes de baixo orçamento.
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Ian Bricke, vice-presidente do grupo de filmes, também está saindo depois de mais de uma década. Bricke ajudou a fazer a franquia de filmes A Barraca do Beijo e trabalhou com cineastas como Nicole Holofcener e os irmãos Duplass.
O chefe de cinema, Scott Stuber, está tentando reduzir a produção da empresa para garantir que mais títulos sejam de alta qualidade. O serviço de streaming lançou mais filmes originais do que qualquer outra empresa em Hollywood recentemente, produzindo mais de 50 projetos por ano.
Alguns deles ganham o Oscar, como Nada de Novo no Front, que ganhou o prêmio de melhor filme internacional este ano, ou são vistos por dezenas de milhões de pessoas, como Glass Onion: Um Mistério Knives Out. Mas muitos deles vêm e vão com pouco alarde.
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A Netflix aumentou sua produção em parte porque sabia que outros estúdios parariam de licenciar tantos títulos quanto focassem em seus próprios serviços de streaming. A empresa adicionou pessoal para aumentar a produção, criando várias divisões responsáveis por filmes em diferentes faixas de preço. O grupo de filmes independentes faz filmes com um orçamento menor (normalmente US$ 30 milhões ou menos), enquanto outro grupo faz filmes na faixa de orçamento médio (entre cerca de US$ 30 milhões e US$ 80 milhões). Ainda outra unidade faz filmes de maior orçamento.
Essas diferentes divisões operavam com relativa autonomia, de acordo com a cultura da Netflix de tomada de decisão descentralizada. Os executivos geralmente tinham o poder de concordar em fazer um filme sem consultar seus superiores. Stuber agora está centralizando mais decisões e tentando fazer com que mais executivos colaborem.
“Agradecemos a ambos por suas contribuições para nos tornar um estúdio de cinema de classe mundial e desejamos a eles o melhor para o futuro”, disse Stuber sobre a saída dos dois executivos. Ele elogiou Nishimura “como uma defensora da inclusão dentro e fora da tela”, observando que ela ingressou na Netflix quando ainda era basicamente um serviço de DVD por correio. Ele agradeceu a Bricke por seu trabalho em uma iniciativa emergente de cineasta.
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Os cortes de empregos são muito menores em escala do que os que a Netflix instituiu há um ano. A empresa, que fechou 2022 com cerca de 12.800 funcionários, eliminou centenas de cargos no ano passado em um esforço para reduzir custos depois que o crescimento de assinantes desacelerou.
Os cortes da Netflix pressagiaram um ano de reduções de empregos em muitos de seus pares no cinema e na TV, que cortaram custos em resposta à perda de telespectadores tradicionais e à pressão dos investidores para melhorar a lucratividade do streaming. A Walt Disney Co. iniciou o processo de eliminação de 7.000 empregos esta semana.
Como encontrar novos clientes se tornou mais desafiador, a Netflix introduziu um plano de streaming de preço mais baixo com publicidade para aumentar a receita e atrair espectadores preocupados com o orçamento. Fechou 2022 com quase 231 milhões de clientes pagantes. Também está lançando um programa para forçar as pessoas que usam a conta Netflix de outra pessoa a pagar pelo serviço.
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A empresa está programada para divulgar os resultados do primeiro trimestre em 18 de abril.
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