Refinaria processa Petrobras em R$ 1 bilhão por política de controle de preços

Segundo comunicado enviado à CVM, a indenização refere-se aos prejuízos obtidos entre 2002 e 2008, causados pelo não repasse da alta do preços do petróleo

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A refinaria Pet Manguinhos (RPMG4) anunciou, nesta sexta-feira (6), que entrou com um processo de R$ 935,53 milhões conta a Petrobras (PETR3, PETR4) por conta da política do governo de não reajustar os preços dos combustíveis para conter alta na inflação.

Segundo comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o valor exigido na Justiça como indenização refere-se ao prejuízo obtido entre 2002 e 2008, causado pelo não repasse da “alta do preço do petróleo no marcado externo ao preço de venda da gasolina e demais derivados (diesel e GLP) no mercado interno”.

A Pet Manguinhos exige ainda que as perdas causadas de 2009 até os dias de hoje também sejam indenizadas pela Petro, mas não dá números sobre o período no comunicado.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.