Publicidade
SÃO PAULO – As ações da Triunfo (TPIS3) tiveram uma queda expressiva no pregão desta segunda-feira (11), ao apontarem desvalorização de 6,71%, cotadas a R$ 8,20. O Ibovespa, por sua vez, fechou em queda de 0,79%, aos 54.001 pontos.
A forte queda dos ativos ocorreu em meio à repercussão sobre suspeitas de fraudes no leilão do aeroporto de Viracopos, em Campinas, vencido pelo consórcio da Triunfo. Contudo, nesta sessão, a companhia negou em comunicado as afirmações contidas em nota da coluna Radar, na edição deste final de semana da Revista Veja, de que mantém qualquer relação comercial com as empresas denominadas pela publicação como “laranjas da Delta”.
Reação exagerada do mercado
Segundo o analista da Empiricus, Roberto Altenhofen, os ativos TPIS3, que já havia sido penalizado após a surpreendente vitória da empresa no leilão de Viracopos frente a players mais robustos por conta do risco elevado associado ao negócio, como um importante aporte de capex (investimentos em bens de capital), voltou a ter seu desempenho comprometido nesta segunda-feira em meio à acusação de fraude, mas considera que houve uma reação um pouco exagerada do mercado.
Continua depois da publicidade
“Considero esse movimento como um ‘overreaction’ do mercado. Há um risco relevante no horizonte, mais ainda é um suposto risco, pelo menos até o governo assinar o contrato de concessão, ou a companhia fornecer mais informações, ou a Veja retirar a acusação. É um risco difícil de ser atestado, mas que deve permanecer até surgirem mais esclarecimentos”, conclui o analista.