Publicidade
A mineradora Sigma Lithium, que possui capital aberto na Bolsa de Toronto, no Canadá, e desenvolve uma operação no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, anunciou ontem (4) seu estudo de expansão de produção integrada de lítio para fabricação de baterias para carros elétricos e declarou, em comunicado, a assinatura de acordos de financiamento de pré-exportação com a Synergy Capital, um dos acionistas da companhia, com garantia de até US$ 100 milhões.
De acordo com a mineradora, o financiamento garantirá recursos para a empresa até agosto de 2023, incluindo o começo da construção do Projeto de Expansão.
Dedicada a alimentar a próxima geração de veículos elétricos com lítio de ‘alta pureza’ ambientalmente e socialmente sustentável, a empresa espera também que o montante financie o capital de giro necessário para todo o período de comissionamento da planta Greentech.
Continua depois da publicidade
“Com a Fase 1 progredindo rapidamente para a produção no curto prazo, estamos muito satisfeitos em compartilhar a excelente conquista de nossa equipe para aumentar a produção de curto prazo de bateria de lítio sustentável em duas frentes críticas: conclusão dos estudos técnicos para Expansão do Projeto e financiamento da dívida”, diz Ana Cabral-Gardner, Co-CEO e co-presidente da Sigma Lithium. “E mais: seremos capazes de permanecer na extremidade inferior da curva de custo”, comemorou, em comunicado.
O co-CEO e co-presidente, Calvyn Gardner, acrescentou que os resultados das fases 2 e 3 e os planos de expansão na Grota do Cirilo, “consolidam a Sigma Lithium como potencialmente um dos maiores produtores de lítio globalmente. Além disso, nossa capacidade de continuar a manter os altos teores dos recursos minerais, à medida que expandimos produção integrada demonstra o significativo potencial de crescimento adicional da companhia”.
Do Zero ao Topo
Continua depois da publicidade
A história da empresa já foi tema de episódio do Do Zero ao Topo, o podcast que conta as histórias de homens e mulheres por trás das maiores empresas do Brasil e do mundo.
Ana Cabral-Gardner, Co-CEO da Sigma Lithium falou sobre a sua trajetória pessoal e profissional, da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde nasceu e foi criada, até a posição que ocupa hoje, os desafios da empresa que lidera e do setor onde está inserida no episódio 142 do podcast Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube ou em áudio em ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e Amazon Music.