Publicidade
A adoção em massa dos carros elétricos depende de alguns ‘poréns’. Um deles é a possibilidade de falta de lítio, um dos materiais essenciais para o desenvolvimento da bateria de veículos do tipo.
A ameaça de uma falta de lítio é tão grande (e preocupante) que gerou movimentos de mercado e até geopolíticos. Por um lado, tibetanos e chineses entram em conflito por causa da mineração. Por outro, Elon Musk afirma que empreendedores deveriam entrar no mercado de lítio e já disse que sua empresa tem planos de começar sua própria mineração. Ele é um grande interessado no assunto já que o bilionário é fundador da Tesla, fabricante de carros elétricos.
A demanda aumentou mais que o fornecimento, inflando em quase 500% os preços do mineral. E uma empresa brasileira com capital aberto na Bolsa de Toronto, estava na posição certa, na hora certa. A Sigma Lithium foi fundada em 2011 e deve terminar em dezembro, a sua planta no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Continua depois da publicidade
A planta deve iniciar a produção ao longo do primeiro trimestre de 2023. O projeto, que será executado em duas fases, prevê capacidade produtiva total de 531 mil toneladas ao ano de concentrado de lítio, e aumentou, em quase três vezes, a avaliação de seus ativos, para US$ 5,1 bilhões em valor presente líquido.
À frente dessa mega-operação está Ana Cabral-Gardner, Co-CEO da Sigma Lithium. Ela começou sua carreira no famoso Banco Garantia, comandado por Jorge Paulo Lemann. De lá, fez seu caminho no mercado financeiro, em bancos tradicionais, até começar a empreender, criar seu próprio fundo e investir na empresa que era do seu marido na época. O casamento acabou, mas Ana continuou no projeto.
Leia também:
Continua depois da publicidade
Sobre a sua trajetória pessoal e profissional, da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde nasceu e foi criada, até a posição que ocupa hoje, a história de Ana Cabral-Gardner é o tema do episódio 142 do podcast Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube ou em áudio em ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e Amazon Music.
Sobre o Do Zero ao Topo
O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada episódio, um empreendedor(a) ou empresário(a) de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.
Continua depois da publicidade
O programa já recebeu nomes como José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Rony Meisler, da Reserva; o empresário Abílio Diniz; Alcione Albanesi, do Amigos do Bem, Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre, e Sérgio Zimerman, da Petz.