Startup de biotecnologia Unlearn.AI levanta US$15 mi; diretora da OpenAI se junta ao conselho

A startup arrecadou um total de 85 milhões de dólares de investidores, incluindo Insight Partners, 8VC e Mubadala Ventures.

Reuters

Publicidade

(Reuters) – A Unlearn.AI, dona de uma plataforma de aprendizagem de máquina que cria perfis de “gêmeos digitais” de pacientes em ensaios clínicos, levantou 15 milhões de dólares para expandir parcerias e acelerar a aprovação regulatória, disse a empresa à Reuters nesta terça-feira.

O investimento da Radical Ventures e da Wittington Ventures avaliou a startup em 265 milhões de dólares, disse a empresa.

Mira Murati, diretora de tecnologia da OpenAI, apoiada pela Microsoft, está se juntando ao conselho da startup.

Continua depois da publicidade

“A equipe da Unlearn está trabalhando em aplicações de inteligência artificial que têm um potencial incrível para revolucionar a saúde, o diagnóstico e o tratamento”, disse Murati à Reuters.

Embora a inteligência artificial generativa seja conhecida por criar conteúdos como texto, imagens e até mesmo código de computador, a Unlearn a usa para projetar gêmeos digitais para acelerar os testes clínicos de medicamentos por meio de suas redes neurais.

Se for bem-sucedido, o software da empresa poderá reduzir os custos para os desenvolvedores de medicamentos, reduzindo o número de inscrições necessárias para ensaios clínicos, substituindo os pacientes que recebem um placebo.

Continua depois da publicidade

O financiamento que a empresa levantou veio depois de obter a aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) em setembro para usar sua abordagem orientada por inteligência artificial para conduzir ensaios clínicos menores e mais rápidos e fechar vários acordos multimilionários com empresas farmacêuticas.

Ao coletar dados de pacientes de estudos de pesquisa, a plataforma desenvolvida calcula um gêmeo para cada paciente em um ensaio clínico e preenche a unidade de controle da pesquisa com esses gêmeos.

A startup arrecadou um total de 85 milhões de dólares de investidores, incluindo Insight Partners, 8VC e Mubadala Ventures.