Startups estão preocupadas como vão pagar funcionários após o colapso do SVB

Situação pode deixar milhares de pessoas sem pagamento de salário na próxima semana

Bloomberg

Publicidade

Fundadores de startups estão começando a se preocupar se conseguirão continuar pagando seus funcionários após a falência do Silicon Valley Bank (SVB).

O provedor de serviços de folha de pagamento Rippling notificou os clientes na sexta-feira (10) que alguns processamentos das folhas foram interrompidos porque o SVB ajudava a processar seus pagamentos.

A empresa, uma startup, mudou para o JPMorgan Chase, mas cedo o bastante: os cheques de pagamento já estavam “em andamento” com o SVB e ainda não foram pagos – e a empresa ainda está tentando entender o que o colapso do banco na sexta-feira significará para eles, disse o CEO da Rippling, Parker Conrad, em um post no Twitter.

Continua depois da publicidade

https://twitter.com/parkerconrad/status/1634237386564730882

O fundador da startup, Brad Hargreaves, disse que algumas empresas podem não conseguir pagar a folha de pagamento na próxima semana. E como os conselhos são incrivelmente sensíveis à contratação de trabalhadores que não podem pagar, ele disse: “Espere demissões em massa ainda hoje, no máximo segunda-feira”.

Sarika Bajaj, CEO da startup Refiberd, disse que foi cliente do Silicon Valley Bank por três anos e manteve a maior parte dos fundos da empresa lá. Bajaj, que estava na filial de Sand Hill Road do SVB na Califórnia na sexta-feira, tentou fazer saques, mas não conseguiu e está cada vez mais preocupada com a folha de pagamento dela e de dois membros de sua equipe.

Leia também:

Continua depois da publicidade

“Tenho certeza de que há muitas pessoas aqui com muitos funcionários”, disse ela. “Não é a nossa realidade, mas sei que será a realidade de muitas pessoas”.

Mais da metade das empresas de tecnologia “mantém a maior parte de seu caixa no SVB”, disse Greg Martin, sócio-fundador da empresa de investimentos Liquid Stock. “Todos eles precisam fazer a folha de pagamento no início da próxima semana”.

Martin disse acreditar que o banco é mais saudável do que as pessoas pensam. Mas o pior cenário, disse ele, é que “dezenas de milhares de pessoas” não serão pagas na próxima semana.

Continua depois da publicidade

© 2023 Bloomberg L.P.