Toyota anunciará a fornecedores ajustes em seu plano de veículos elétricos, dizem fontes

A montadora japonesa busca formas de melhorar a competitividade dos carros elétricos; adoção de tecnologias de aumento de desempenho faz parte da estratégia

Reuters

SUV compacto bZ da Toyota é apresentado após um briefing sobre as estratégias da empresa em veículos elétricos a bateria, em Tóquio, Japão. 14/12/2021. (Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon)
SUV compacto bZ da Toyota é apresentado após um briefing sobre as estratégias da empresa em veículos elétricos a bateria, em Tóquio, Japão. 14/12/2021. (Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

Publicidade

(Reuters) – A Toyota pretende anunciar novos ajustes em sua estratégia de veículos elétricos aos principais fornecedores no início do próximo ano, enquanto corre para reduzir a diferença de preço e desempenho com os líderes da indústria Tesla (TSLA34) e BYD, disseram duas fontes.

A montadora japonesa espera detalhar mudanças em seu plano para veículos elétricos que vai até início 2026, comunicando os ajustes aos principais fornecedores, disseram as fontes sob condição de anonimato, pois as informações são confidenciais.

A Toyota tem procurado maneiras de melhorar a competitividade dos carros elétricos planejados para esta década, em parte acelerando a adoção de tecnologias de aumento de desempenho. Essas medidas vão desde sistemas de acionamento elétrico – incluindo motores – até eletrônicos que convertem energia da rede elétrica à energia armazenada em baterias, e sistemas de aquecimento e refrigeração mais integrados, disseram as pessoas.

Continua depois da publicidade

As mudanças, no entanto, poderão incluir atrasos em alguns dos programas de desenvolvimento de veículos elétricos originalmente planejados para os próximos três anos.

As mudanças ocorreriam para os sucessores dos dois primeiros carros elétricos da montadora para os principais mercados, o bZ4X e o Lexus RZ, disseram as pessoas.

A Toyota disse em comunicado que está “sempre discutindo e trabalhando ativamente com os principais (fornecedores e parceiros) em uma variedade de tópicos” para alcançar a neutralidade de carbono. Mas disse que não tinha novos detalhes a divulgar sobre projetos de desenvolvimento de elétricos.

Continua depois da publicidade

A montadora está revisando um plano de 30 bilhões de dólares e três fases, anunciado no final do ano passado, para desenvolver e lançar veículos elétricos, informou a Reuters em outubro.

A companhia suspendeu o trabalho em alguns projetos de carros movidos a bateria anunciados no ano passado, enquanto um grupo de trabalho liderado pelo ex-diretor de competição Shigeki Terashi busca melhorar o desempenho de custos e a tecnologia no mercado de veículos elétricos.

O grupo de trabalho foi encarregado de esboçar planos para melhorar a produção da Toyota, incluindo avaliar um potencial sucessor para sua plataforma de veículo elétricos, e-TNGA.

Continua depois da publicidade

e-TNGA

A estratégia da Toyota em veículos elétricos se concentrou no lançamento de carros como o bZ4X, o primeiro de uma gama de veículos elétricos a bateria sob a série chamada de “beyond zero”.

A segunda etapa do plano cobre os próximos anos, quando a montadora tiver modelos em desenvolvimento baseados na plataforma e-TNGA, disse a empresa a alguns fornecedores. Os ajustes a esta fase são as mudanças que devem ser apresentadas aos fornecedores no início do próximo ano.

Continua depois da publicidade

Agora, o grupo está considerando abandonar a arquitetura e-TNGA, criada pela modificação de uma plataforma de carro a gasolina, em favor de uma plataforma de elétricos exclusiva, disseram fontes com conhecimento desse trabalho.

O e-TNGA foi projetado para que os veículos elétricos pudessem ser construídos nas linhas de montagem da Toyota junto com carros a gasolina e híbridos, um compromisso que limita a capacidade da montadora de oferecer inovações no chão de fábrica, característica que os engenheiros da empresa agora reconhecem como chave para a força da rival Tesla.

A Toyota projetou o e-TNGA com base no pressuposto de que precisaria vender cerca de 3,5 milhões de veículos elétricos por ano, aproximadamente um terço de seu volume global atual, até 2030, disseram fontes, enquanto as perspectivas do setor são de um ritmo de crescimento mais rápido.

Continua depois da publicidade

(Tradução Redação São Paulo)