VCs respondem: como criar um negócio que atraia investimentos?

Gestores ficaram mais seletivos, e negócios precisam ser atraentes. Como criar um negócio que atraia aportes dos fundos de venture capital, na prática?

Mariana Fonseca

Publicidade

Você já deve saber que as startups brasileiras nunca receberam tanto investimento quanto em 2021. E, mesmo com uma desaceleração já prevista para 2022, o país não deve voltar para os mesmos números dos primeiros anos de seu ecossistema de startups. Para o empreendedor que quer atrair um investidor para o seu negócio, este continua sendo um dos melhores momentos na história brasileira.

Fundos de capital de risco (venture capital) ainda estão com dinheiro nos bolsos, e com olhos nas oportunidades. Mas isso não significa que qualquer empresa vai conseguir conquistar um desses fundos. Os gestores ficaram mais seletivos, e os negócios precisam ser atraentes. Então, como criar um negócio que atraia investimentos, na prática?

Este podcast é o primeiro da série de VCs respondem perguntas dos ouvintes do Do Zero Ao Topo, marca de empreendedorismo do InfoMoney. O episódio soluciona diversos mistérios: como ser um bom fundador? Como escrever um bom plano de negócios? Como ser realmente inovador? Como ter bons números? E, para fechar, como conquistar os investidores para além de todas essas informações?

Continua depois da publicidade

Três gestores de venture capital foram consultados. Na ordem de aparição, João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos; Maria Carolina Lacombe, diretora de comunidade da Valor Capital Group; e Laura Constantini, cofundadora da Astella. O programa está nas plataformas ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio. O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar; David Neeleman, fundador da Azul; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário; Sebastião Bonfim, criador da Centauro; e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

Mariana Fonseca

Subeditora do InfoMoney, escreve e edita matérias sobre empreendedorismo, gestão e inovação. Coapresentadora do podcast e dos vídeos da marca Do Zero Ao Topo.